Semiconfinamento: planejar é a chave do sucesso
Guilherme Augusto Vieira[1]
A produção agropecuária tem passado por várias transformações ao longo do tempo, evoluindo de um estágio amador para um estágio profissional exigindo do empresário rural uma nova visão de administrar e fazer a gestão de sua fazenda. Muitas “empresas” rurais encontram-se enquadradas neste período de transição.
No novo cenário da produção pecuária de corte observa-se um avanço por parte dos produtores em alterar seus sistemas de produção inserindo em suas fazendas novas tecnologias, destacando-se o semiconfinamento.
O semiconfinamento é um sistema de produção intensiva a pasto (Vieira, 2019), com fornecimento de rações, cuja finalidade é encurtar o processo de produção dos animais (engorda, recria de machos e fêmeas, outras categorias) visando melhorar a lucratividade e produtividade.
O semiconfinamento exige investimentos em instalações, equipamentos, mão de obra e principalmente o produtor tem que ficar atento as variáveis mercadológicas como preço dos insumos (milho, ração, produtos veterinários), valor da arroba de boi e reposição dos animais.
Diante desta perspectiva, o planejamento torna-se cada vez mais importante para o sucesso de sua futura ou atual produção em semiconfinamento.
Eis algumas vantagens de se implementar o planejamento do semiconfinamento em sua fazenda:
- Evita perdas e desperdícios nas compras de insumos para a produção;
- Você acaba conhecendo o seu negócio
- Melhora a programação da produção pecuária;
- Enfrenta de forma racional a velocidade de reação às mudanças de mercado (aumento de preços, ausência de produtos, variações dos preços da @ do boi);
- Perspectiva de onde quer chegar e atingir os objetivos
- Crescimento estruturado e acompanhamento dos resultados
- Controle econômico e financeiro do seu negócio
Muitos produtores entram em contato através de nossa plataforma de semiconfinamento[2] solicitando informações sobre como montar a produção. Em muitos casos verificam-se que muitos deles tem informações empíricas, baseadas em conversas de amigos e outras fontes. A maioria deseja uma fórmula de ração pronta e como fazer a produção dar lucro
Diante do quadro começo a fazer os questionamentos: quais os animais que deseja produzir? Qual o período produtivo? Quais instalações presentes na fazenda? Quais fontes de alimentos deseja utilizar? Qual a capacidade investimento? Qual o estágio atual de suas pastagens?
Ao escrever este artigo, enumerei alguns passos importantes para o leitor começar o planejamento de sua produção em semiconfinamento e até mesmo ajustar os seus processos em andamento:
- Primeiro defina seus objetivos de produção. Quais as categorias de animais desejam produzir no semiconfinamento (avalie seu rebanho primeiramente)?
- Qual o período de produção: 60, 90, 120 dias? Qual época iniciarei a produção?
- Avalie sua capacidade de investimentos, principalmente quanto as instalações, equipamentos, aquisição dos animais e mão de obra;
- Fazer uma análise minuciosa do ambiente externo da sua empresa rural, buscando informações sobre os juros, políticas econômicas, cenário político, balança comercial, preços dos insumos, preço da arroba do boi (pecuarista) e demais fatores que possam impactar a lucratividade da empresa
Ao finalizar este artigo, gostaria de destacar que a principal função do planejamento é organizar os fatores de produção (terra, animais e mão de obra) e as tecnologias utilizadas (no caso o semiconfinamento) para obter uma maior lucratividade para o pecuarista e evitar desperdícios.
Brevemente voltarei a descrever mais sobre o tema.
Até uma próxima oportunidade.
Visite nossa plataforma www.semiconfinamento.com.br
[1] Médico Veterinário, Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela UFBA, Doutor em História das Ciências, autor dos Manuais Semiconfinamento e Confinamento, atualmente é gestor da Plataforma www.semiconfinamento.com.br e ministra cursos e treinamentos na VeteAgroGestão. Conteudista do Giro do Boi Canal Rural , E Rural Hora Rural Contatos com o autor: [email protected]