CI

Embrapa anuncia protetor solar para lavouras



Gabriel Colle

Produto desenvolvido em parceria com a empresa Litho Plant vinha sendo testado desde 2021, em aplicações aéreas e terrestres

Imagine utilizar avião ou drone para aplicar protetor solar na lavoura. Parece brincadeira, mas não é. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciou, nesta terça-feira (25), que prepara o lançamento de um produto que diminui a queima de folhas e frutos, aumenta a resiliência e a adaptação das culturas às mudanças climáticas. Trata-se do Sombryt BR,  desenvolvido em parceria com a indústria de biofertilizantes Litho Plant, de Linhares (ES).

Segundo estatal, o defensivo é classificado como fertilizante mineral simples à base de carbonato de cálcio. Ele vinha sendo desenvolvido desde 2021 e terá em breve seu lançamento comercial.  Nesses quatro anos, os testes tiveram sucesso também em aplicações terrestres em testes em diversas regiões do País, com abacaxi, banana, citros, mamão, manga e maracujá.

O Sombryt BR é aplicado diretamente sobre folhas e frutos, melhorando o uso de água e as trocas gasosas da planta – gerando também ganho de produtividade. Ele melhora a  adaptação das culturas às mudanças climáticas e pode ser usado também em lavouras orgânicas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.