Resultados positivos atraem setor de produção de sementes
A Openeem começou suas operações focando nas culturas de soja e milho
A Openeem começou suas operações focando nas culturas de soja e milho - Foto: Canva
A Openeem Bioscience, empresa brasileira focada em inovação, participa do WinterShow 2024, de 01 a 03 de outubro, em Entre Rios-SC, evento dedicado à produção de cereais de inverno. Durante o evento, a empresa apresenta seus defensivos agrícolas à base de botânicos, os Triterpenos Bioativados, e destaca sua expansão para mais de 80 pontos de venda.
O vice-presidente Fernando Manzeppi afirmou que a Openeem começou suas operações focando nas culturas de soja e milho, oferecendo produtos como o inseticida Valente, o nematicida Brutus, o fungicida Bravo e o bioestimulante nima. Nos próximos meses, a empresa lançará novos produtos, incluindo o condicionador de solo Gênese e o herbicida Sagaz, e espera ampliar seu uso em outras culturas, como cana-de-açúcar e café.
O engenheiro agrônomo Evandro Keller, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Openeem, destacou que os botanicidas da empresa passaram por ensaios realizados por aproximadamente 40 consultorias e institutos, em 320 áreas cultivadas, com um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões em protocolos de campo. Desde 2016, a empresa já investiu R$ 50 milhões em seu negócio.
Na safra 2023-24, o inseticida Openeem Valente, que pertence a um novo grupo químico de triterpenos bioativados, se destacou como o principal produto da empresa, especialmente devido à intensa pressão de pragas complexas, como a mosca-branca na soja e a cigarrinha-do-milho. Keller também mencionou que o Valente despertou o interesse de empresas do setor de produção de sementes.
“O inseticida-botanicida incrementou o vigor e a viabilidade de sementes de soja na faixa de 3% a 5%, um dado altamente representativo”, diz. “Um dos nossos clientes do segmento utilizará Valente® em aproximadamente 15 mil hectares na safra 2024-25, pois obteve, no ciclo atual, ganhos de três a cinco sacas por hectare”, comemora o agrônomo.