Fungicidas se destacam no tratamento de sementes
"Trata-se de uma ferramenta estratégica"
Os ensaios contaram com a participação de consultorias como Assist (MT), Tagro (PR) e Fundação Rio Verde (MT) - Foto: Divulgação
As safras 2022/23 e 2023/24 marcaram as primeiras edições do levantamento “Eficiência do Tratamento de Sementes de soja com Fungicidas no Controle dos Principais Fungos de Sementes e de Solo”, liderado pela Embrapa soja com apoio de consultorias renomadas. Os 80 ensaios realizados apontaram destaque para os Fungicidas Tiofanil® FS e Torino®, da Sipcam Nichino, que demonstraram eficiência de controle entre 81% e 96% contra doenças como Fusarium spp, Diaphorte spp, Cercospora spp e Rhizoctonia solani.
De acordo com o agrônomo Iago Carraschi, especialista em P&D da Sipcam Nichino, os produtos apresentaram desempenho consistente nas duas safras avaliadas. Tiofanil® FS, à base de clorotalonil, é descrito como um fungicida sistêmico e de contato, eficaz no controle de patógenos que afetam a qualidade das sementes. Torino®, por sua vez, também sistêmico e de contato, contribui para o melhor estabelecimento das plantas e maior produtividade, com recomendações para doenças como mancha-púrpura, antracnose e mofo-branco.
Os ensaios contaram com a participação de consultorias como Assist (MT), Tagro (PR) e Fundação Rio Verde (MT), reforçando a abrangência da pesquisa. Os resultados comprovam a eficácia dessas tecnologias no tratamento de sementes, destacando seu papel estratégico no manejo agrícola da soja.
“São patógenos de manejo complexo em sementes e os resultados respaldam o desempenho de ambos os produtos, altamente efetivos na adoção do tratamento de sementes de soja. Trata-se de uma ferramenta estratégica, dotada de tecnologia para evitar a contaminação da oleaginosa por fungos com potencial de transferir prejuízos consideráveis à produção”, comenta.