CI

O papel da transgenia na competitividade global da soja brasileira

Conheça as principas biotecnologias em cultivares de soja



A soja brasileira se consolidou no mercado mundial graças ao desenvolvimento e aplicação de diversas tecnologias que foram primordiais nesse processo.

Dentro do melhoramento genético, buscou-se aprimorar características de interesse agronômico que fossem revertidas em produtividade, qualidade e sanidade. Na década de 1990 surgiram as primeiras plantas transgênicas no mercado brasileiro, sendo um marco da biotecnologia moderna.

De lá pra cá, a biotecnologia avançou muito e vem trazendo diversos benefícios a cadeia produtiva de grãos. As principais biotecnologias na soja brasileira são:

Roundup Ready (RR) - Tolerante ao glifosato, que é um Herbicida pós-emergente de amplo espectro. A soja com RR possui o gene cp4-epsps, isolado da bactéria Agrobacterium spp. 

Intacta RR 2 Pro (IPRO) - Tolerante ao glifosato. Resistente as principais lagartas da cultura da soja pela proteína Bt (Cry 1Ac), eficiente contra lagarta-da-soja, lagarta-falsa-medideira, broca-das-axilas e lagarta-das-maçãs. Exige plantio de refúgio.

Saiba o que é a tencologia Bt e como funciona

Enlist - Tolerante aos 3 herbicidas (2,4-D sal colina, glifosato e glufosinato de amônio).

Conkesta - Tolerante aos 3 herbicidas (2,4-D sal colina, glifosato e glufosinato de amônio). Possui as proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac). Apresenta proteção contra lagarta-da-soja, lagarta-falsa-medideira, lagarta-elasmo, lagarta-das-maçãs e lagarta-helicoverpa e proteção moderada contra lagarta-preta e lagarta-das-folhas. Exige plantio de refúgio.

Xtend - Resistente a Dicamba, com controle eficiente de folhas largas como buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto.

Intacta 2 Xtend - Resistente a Dicamba. Possui três proteínas Bt (Cry1Ac, Cry1A.105 e Cry2Ab2). Protege contra lagarta-da-soja, lagarta-falsa-medideira, broca-das-axilas, lagarta-das-maçãs, lagarta-helicoverpa e lagarta-preta. Exige plantio de refúgio.

Independente da tecnologia escolhida para a lavoura, é necessário que o produtor saiba a importância de se realizar o manejo adequado para a manutenção das características oferecidas. Cada uma das biotecnologias apresentam orientações de manejo específicas, como por exemplo, o plantio do refúgio quando utilizadas cultivares com a tecnologia Bt. 

Quer saber como realizar o plantio do refúgio? Clique aqui e saiba mais

 

Franquiéle Bonilha da Silva

Dra. em Ciência do Solo

Consultora Agronômica em PDI

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.