Pulgão preto dos citros
Pulgão preto (Toxoptera citricida) Culturas Afetadas: Citros, Citros (Viveiro)
Sinônimos: Aphis citricidus, Aphis tavaresi, Aphis tavaresi argentinensis, Myzus citricidus e Paratoxoptera argentinensis.
São pulgões que se caracterizam por viver em colônias, associados a formigas, que se alimentam do líquido que secretam. A maior infestação destes insetos ocorre principalmente em períodos de seca prolongada.
Danos - Os maiores danos são provocados em plantas jovens, atacando os brotos terminais, folhas em desenvolvimento e os botões florais. Nas brotações novas o inseto pode ocorrer em grandes colônias, ocasionando o encarquilhamento das folhas, como também o aparecimento da "fumagina".
Controle - O controle químico só deve ser usado em casos extremos, quando o ataque é intenso e generalizado e quando o número de inimigos naturais é reduzido. A pulverização deve ser efetuada quando os adultos estão presentes nas brotação. Utilizar os mesmos inseticidas recomendados para cochonilhas e minador das folhas.
O controle biológico é realizado por predadores, como as joaninhas, que tanto na fase de larva como na adulta alimenta-se dos pulgões. Dentre os parasitóides, as vespas Aphidius sp. são muito freqüentes.