Curuquerê dos capinzais
Lagarta dos capinzais (Mocis latipes) Culturas Afetadas: Alfafa, Algodão, Amendoim, Arroz, Arroz irrigado, Arroz sequeiro, Batata, Brócolis, Cana-de-açúcar, Coco, Couve, Couve-flor, Fumo, Gengibre, Mandioca, Maracujá, Milho, Pastagens, Repolho, Seringueira (Floresta implantada), Soja, Trigo
Sinônimos: Mocis repanda, Renigea latipes e Renigea repanda
Em determinados locais pode ocorrer alta infestação da praga, demandando controle imediato para evitar elevada perda no rendimento de grãos.
Esta praga atua em diversas culturas de importância econômica, como alfafa, amendoim, arroz, aveia, cevada, milho, soja, sorgo, entre outras.
Danos: A infestação inicia em capinzais localizados no entorno das lavouras, passando a migração das lagartas para o milharal no momento em que ocorre intensificação da competição por alimentos. A lagarta ataca as folhas, deixando somente a nervura central. Vistorias freqüentes em áreas vizinhas de pastagens são necessárias na fase de desenvolvimento vegetativo para evitar infestações.
Controle: Normalmente a infestação inicia pelas bordas da lavoura, sendo bastante eficiente o controle químico localizado sobre a área infestada. A lagarta é bastante sensível a maioria dos inseticidas recomendados para a lagarta-do-cartucho, podendo-se aplicar o inseticida tanto por pulverização convencional como via água de irrigação por aspersão. Usar produtos registrados para as culturas.