O mel vem sendo utilizado pelo homem há pelo menos 10 mil anos, seja como alimento e até mesmo em tratamentos médicos. Possui propriedades nutritivas e terapêuticas que trazem vários benefícios à saúde. Embora seja frequente ouvirmos pessoas definindo a cor de uma roupa ou de um móvel como “cor de mel”, este produto não se apresenta com apenas uma cor. Na verdade, o mel de abelha pode apresentar até 256 tonalidades diferentes, indo do incolor até o castanho escuro, a depender da planta que forneceu o néctar. Os méis de coloração clara apresentam sabor e aroma mais suaves, como os produzidos em pomares de laranjeiras, que têm alta cotação no mercado.
As plantas que mais fornecem néctar para as abelhas produzirem mel no Brasil são as plantas cítricas e os eucaliptos. Não porque produzem mais nectar por unidde de flores, mas por causa da existência de grande quantidade dessas árvores no país.
Segundo a FAO, o Brasil é o 11º produtor mundial de mel de abelha (46 milhões de toneladas, em 2021), mas figura como o 5º maior exportador. China e Turquia são os maiores produtores e no Brasil, Rio Grande do Sul e Paraná lideram a produção nacional.
A importância do Brasil como exportador, visto não ser um grande produtor, deve-se ao baixo consumo interno, um dos menores consumidores mundiais do produto: 60 g/pessoa/ano, ante um consumo médio mundial de 240 g/pessoa/ano; quatro vezes menos que a média mundial. Porque consome pouco, sobra muito para exportar.
Mel faz bem à saúde, mas cuidado, porque comer muito mel engorda, pois é rico em açúcares e calorias. A recomendação de uso, para que não cause desbalanço em uma alimentação saudável, é de no máximo 50 g/dia, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).
O mel possui propriedades nutritivas e terapêuticas que trazem vários benefícios à saúde. A depender da origem, ele atua como anti-inflamatório e expectorante; auxilia o sistema respiratório e imunológico; possui ação antibacteriana, antisséptica e analgésica, entre outras propriedades. Por causa das propriedades medicinais do mel, surgiu na Alemanha a apiterapia, ciência baseada nos benefícios do mel.
Nem todos os tipos de mel fornecem todas estas vantagens. Depende da origem de cada produto, embora seja importante salientar que dificilmente tem mel de uma única flor. Geralmente ele é originado de muitas flores, com predominância da flor dominante na região de origem do produto.
Dada a diversidade da vegetação do Brasil, o país tem condições de assumir a liderança global na produção de mel. Precisa apenas de mais incentivo.