
Encontro promovido pelo Senar em parceria com a Unir Cacoal, entidades aeroagrícolas, Mossmann Consultoria e outras instituições abordou tecnologia, legislação e operação da ferramenta
O assessor técnico do Sindag Agadir Mossmann, da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola, representou o Sindag no sábado (22), no Encontro de Pulverizadores Aéreos com Drones e Aviões. O evento durou praticamente o dia todo (das 8h30 às 16 horas), no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Cacoal – no leste do Estado (divisa com Mato Grosso). Reunindo produtores rurais e empresários de 23 municípios de Rondônia, além de cinco municípios mato-grossenses. A promoção foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Rondônia (Senar/RO), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Agronegócios (PPAgro) da Unir, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia rondoniense (Crea/RO) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (Aprosoja/RO).
Agadir abordou todos os requisitos legais para a operação de drones no trato de lavouras, como a exigência do Curso para Aplicações Aeroagrícolas Remotas (Caar), registro dos equipamentos junto ao Ministério da Agricultura e envio ao órgão de relatórios de cada operação em campo, além da obrigatoriedade de responsável técnico. Ele também destacou ainda preceitos técnicos que precisam ser observados nas operações de drones. O grupo pôde ainda conferir de perto a apresentação estática de um equipamento remoto usado no trato de lavouras – esclarecendo diversas dúvidas sobre sua operação.
REPERCUSSÃO
Conforme o professor Charles Carminati de Lima, do PPGAgro, o encontro serviu para esclarecer muitas dúvidas sobre como se regularizar os drones, cursos necessários e órgãos reguladores da atividade, entre outras informações. “O evento foi muito bom e a repercussão foi excelente”, destacou Carminati.
Para completar, a Mossmann Consultoria, em parceria com o Sindag e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), disponibilizou bolsas para o Curso Caar para o PPGAgro da Unir (25 vagas), Idaron (25 vagas) e Sindicato Rural da Cacoal (sete vagas), além e outras três vagas que foram sorteadas entre as quase 200 que passaram pelo evento. Segundo a consultora Cléria Mossmann, o pacote representa um investimento de mais de R$ 150 mil em capacitação técnica.
PÚBLICO: reuniu cerca de 200 pessoas em um dia inteiro de palestras e mostra de equipamento para abordar todos os aspectos do uso dos equipamentos remotos em campo