IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE MERCADO PARA UM EMPREENDIMENTO
O cenário econômico brasileiro tem passado por um período crítico nos últimos meses, devido, principalmente, à instabilidade política, ao desestímulo da economia chinesa e à falta de credibilidade passada ao investidor externo. Esses fatores acabaram influenciando uma alta significante do dólar, a qual afetou a maioria dos setores da economia, inclusive o agronegócio (setor bastante sólido).
Uma análise de mercado deve conter todos os panoramas possíveis para um determinado empreendimento, analisando âmbitos mundial, nacionais e regionais daquele mercado. Desta forma, é possível tem um panorama geral e conhecer aspectos importantes e que dão certo estando inseridos nas mais diversas sociedades e estruturas de mercado.
A análise de mercado nos dará informações básicas quanto aos concorrentes (quanto produzem, onde estão localizados etc), fornecedores (qual o preço dos insumos oferecidos, a distância até o empreendimento etc), consumidores (qual a demanda pelo produto a ser ofertado, qual o preço que o consumidor está acostumado a pagar etc) e de todos os outros agentes que podem acabar por interferir no mercado, dentre eles, o governo, mão-de-obra, sindicatos.
Vamos exemplificar para ficar mais claro:
Imagine que você tem uma fazenda que herdou de um tio distante, e ela está localizada na Amazônia. Você planeja plantar uva e ficar muito rico. A compra das sementes e de todos os equipamentos é feita. Apenas neste momento você se dá conta de que precisa de mão de obra para trabalhar na sua lavoura – mas e se essa mão-de-obra não existir? É necessário comprar inseticidas e adubos para a sua uva – mas e se não existir fornecedores desses insumos? Dentre diversas outras coisas, é preciso vender toda a uva produzida – mas e se os moradores da região não gostarem dessa fruta e, consequentemente, não a comprassem?
Essas são, dentre outras questões, que a análise de mercado tenta responder e, deste modo, evitar surpresas para o idealizador de um empreendimento, afinal, de nada adianta boas ideias se o local onde o empreendimento for colocado não estiver pronto para aceitá-las.
Uma análise de mercado deve conter todos os panoramas possíveis para um determinado empreendimento, analisando âmbitos mundial, nacionais e regionais daquele mercado. Desta forma, é possível tem um panorama geral e conhecer aspectos importantes e que dão certo estando inseridos nas mais diversas sociedades e estruturas de mercado.
A análise de mercado nos dará informações básicas quanto aos concorrentes (quanto produzem, onde estão localizados etc), fornecedores (qual o preço dos insumos oferecidos, a distância até o empreendimento etc), consumidores (qual a demanda pelo produto a ser ofertado, qual o preço que o consumidor está acostumado a pagar etc) e de todos os outros agentes que podem acabar por interferir no mercado, dentre eles, o governo, mão-de-obra, sindicatos.
Vamos exemplificar para ficar mais claro:
Imagine que você tem uma fazenda que herdou de um tio distante, e ela está localizada na Amazônia. Você planeja plantar uva e ficar muito rico. A compra das sementes e de todos os equipamentos é feita. Apenas neste momento você se dá conta de que precisa de mão de obra para trabalhar na sua lavoura – mas e se essa mão-de-obra não existir? É necessário comprar inseticidas e adubos para a sua uva – mas e se não existir fornecedores desses insumos? Dentre diversas outras coisas, é preciso vender toda a uva produzida – mas e se os moradores da região não gostarem dessa fruta e, consequentemente, não a comprassem?
Essas são, dentre outras questões, que a análise de mercado tenta responder e, deste modo, evitar surpresas para o idealizador de um empreendimento, afinal, de nada adianta boas ideias se o local onde o empreendimento for colocado não estiver pronto para aceitá-las.