Amigos e Amigas,
Recebi, via LinkedIn, uma interessante mensagem. Um produtor rural de Minas Gerais, que tem uma propriedade de café, me perguntou de que forma ele poderia escolher os insumos para a sua propriedade, elevando a produtividade e a rentabilidade.
O primeiro passo é, sem dúvida, fazer uma análise criteriosa do solo, entendendo que cada propriedade tem as suas características distintas, ou seja, as ações feitas pelo seu vizinho talvez não sejam eficazes na sua propriedade.
Também é preciso estar atento às análises anteriores. Utilize esse conteúdo como um comparativo e não para fazer as correções. É importante realizar novas análises de solo com periodicidade para promover uma nutrição adequada do ecossistema.
Além deste cenário, outros pontos precisam ser observados na hora de se escolher os insumos agrícolas. São eles:
A) Flexibilidade
Observe a flexibilidade de pagamento e as opções disponíveis. Converse bastante e chegue a um ponto em comum com o seu fornecedor.
B) Prazo
Atente-se ao prazo de entrega. Isso é importantíssimo. Negocie se for preciso e faça muitas contas.
C) Reputação
Faça uma análise sobre a reputação do fornecedor. Converse com amigos e não se esqueça de realizar uma pesquisa na Internet.
D) Qualidade
Verifique a qualidade do produto. Solicite análises e estudos para atestar cada uma das características.
E) Transparência
Acompanhe as ações de comunicação e de marketing do fornecedor. Quais valores são transmitidos? As iniciativas são transparentes
Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Com artigos e livros sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior, Capella é palestrante e influenciador digital do agronegócio. Também é editor do site Marketing no Agronegócio.