1."Saem os generais, entram os maestros"....autoridade x harmonia do conjunto, um instrumento desafinado derruba uma orquestra. Enquanto a autoridade (que exerce o poder) estiver presente, as rotinas aparentemente estarão sendo tocadas....quando ela se ausentar, a verdade "face da organização irá surgir"....papelada engavetada, decisões adiadas, conflitos não resolvidos.....
2.Influência baseada na competência técnica e no conhecimento e não no poder ou caprichos pessoais..... Capacidade de Exercer o Poder x Competência técnica / conhecimento......deve-se investir no auto-desenvolvimento e treinar as equipes na QAS-Qualidade do Atendimento e serviços, para que se auto-gerenciem, andem sozinhas, sem necessidade de liderança coercitiva (foco no poder da função).....
3.Melhorar o Relacionamento Pessoal para Extrair expontaneamente os liderados o seu melhor desempenho.......impor x obter colaboração expontânea......a colaboração expontânea é um processo, passo a passo, que exige disciplina para educar e paciência para esperar que as pessoas consigam elevar seus níveis de competência......
4."EUquipe x Equipe"....não existe equipe de uma pessoa sozinha....deve-se canalizar as energias na coordenação da equipe e com foco nos resultados.....carregar os negócios nas costas, não dá apenas dor-na-coluna....mas outros sintomas, a partir do esgotamento físico-mental dos "heróis"(...sou eu que carrego a empresa na costas....), podendo chegar ao fracasso dos resultados (...uma visão única e pessoal -do mercado pode ser fatal nos dias atuais.....).
5.Dar Voz (Autonomia) aos subordinados ajuda a resolver os problemas na origem......em vez de centralizar decisões, acumular pendências por falta de tempo ou disposição em decidir.....seja como o jogador do meio-de-campo, que faz o passe ao centro-avante para marcar o gol.....
6.Administrar os conflitos em nível racional x fazer tempestades em copo d"água ........fragmente os grandes fatos em partes e terá mais facilidade nas soluções.....não faça do conflito um fato maior do que é na realidade, as tempestades tem o seu tempo e podem fazer estragos nas empresas....
7.A Equipe não só obedece as orientações do gerente, como também repete sua postura profissional....uma equipe tem "cara do seu gerente".....Se o gerente aparcer de bermuda e chinelo de dedos, o colaborador virá de calção e camisa do time de futebol preferido.....
8.Usar a TI (Tecnologia da Informação) a favor dos resultados e gerenciar os processos, estoques e informações em tempo real.......ter as informações de hoje, "on line"(no dia) e não apenas quando for cobrado é um dos caminhos para ter bons resultados nas empresas.....
9.Foco nos Resultados, sem deixar de observar a qualidade na execução das tarefas........serviços mal feitos afetam os resultados....qualidade é fazer certo da primeira vez.....toda função tem atividades, que para serem realizadas se dividem em tarefas e estas por sua vez em movimentos.....fazer bem feito desde a menor parte de qualquer tarefa é o caminho para bons resultados....
10.Atuar em sintonia com a missão e valores da empresa, influenciando sua EQUIPE a seguir o mesmo comportamento......dar o exemplo, que sirva de modelo...atolou o "carro da empresa", seja o primeiro a descer para ajudar a desatolar, dar o exemplo.......