Documento ganhou aba para bioinsumos e teve revista a lista de produtos no Agrofit
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibilizou nesta terça-feira (14) a nova versão da planilha para remessa dos relatórios de aplicações aéreas em lavouras. O documento ganhou uma aba para bioinsumos na lista dos Sistemas de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit). Isso além da atualização da lista geral de produtos no banco de dados. No mais, o envio do relatórios operacionais mensais segue sendo enviado pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Mapa.
Há mais de 40 anos os relatórios operacionais são obrigatórios para a aviação agrícola – atualmente segundo a Instrução Normativa 02/2008 (para aviões e helicópteros agrícolas) e conforme a Portaria 298/21 para drones de pulverização. Ambas as normas atualmente também em processo de atualização e unificação.
TRANSPARÊNCIA
Os relatórios operacionais abrangem dados dos profissionais encarregados das aplicações (piloto, técnico agrícola e agrônomo coordenador das operações), localização da lavoura aplicada, mapa do DGPS da aplicação (indicado cada faixa aplicada), produto utilizado, dados meteorológicos no momento da operação e outras informações.
Lembrando que o setor aeroagrícola é o único com esse nível de transparência, o que o torna a ferramenta a mais segura e fiscalizável em campo. Com uma regulamentação que exige formação específica dos envolvidos nas operações e diversas outras obrigações. Isso mesmo considerando que os riscos das aplicações de insumos são os mesmos para aplicações aéreas ou terrestres.