Sarna da batata-doce
(Elsinoë batatas) Culturas Afetadas: Batata-doce
Sinônimo: Sphaceloma batatas
A sarna da batata-doce Sarna batata-doce é considerada a doença mais grave da batata-doce. Hospedeiros: Só é conhecido a batata-doce.
Danos: Os primeiros sintomas são, pequenas lesões marrons nas veias das folhas. À medida que a doença progride, as lesões fazem com que as folhas enrolem e deixem de expandir normalmente.
Biologia e Ciclo de Vida: O fungo é propagado através do material vegetativo e de propagação, produzindo esporos em pústulas, que são espalhados por respingos de água de planta para planta e pelo vento. Sobre a superfície vegetal, os esporos germinam, penetrando e causando as lesões decorrentes da infecção, onde são produzidos novos esporos. O fungo também sobrevive em restos de culturas
Controle
- Cultural: Em infecções graves, não plantar na mesma área e não usar material vegetativo contaminado para replantar a cultura. Além disto, destruir restos culturais, usar quebra-vento entre áreas de plantio, para diminuir o fluxo via vento. Usar material de propagação livre da doença e/ou de cultivares resistentes.
- Controle químico: Recomenda-se o uso de defensivos registrados para a cultura.