Pulgão do algodoeiro
Pulgão (Aphis gossypii) Culturas Afetadas: Abacate, Abacaxi, Abóbora, Abobrinha, Algodão, Alstroemeria, Amendoim, Anonáceas, Batata, Begônia, Cacau, Celósia, Crisântemo , Cupuaçu, Gérbera, Girassol, Guaraná, Hibisco, Kiwi, Mamão, Manga, Mangaba, Maracujá, Melancia, Melão, Orquídea, Pepino, Poinsétia , Romã, Rosa
São insetos de tamanho pequeno, coloração variando do amarelo claro ao verde escuro. Vivem sob as folhas e brotos novos das plantas, sugando a seiva.
Danos: Os pulgões, ao sugarem a seiva, picam a planta com o seu aparelho bucal sugador, produzindo o encarquilhamento das folhas e deformação dos bortos, prejudicando seriamente o seu desenvolvimento, uma vez que a planta torna-se sensivelmente depauperada. Além disto, ao expelirem um líquido açucarado, atraem formigas e favorecem, também, a formação de fumagina (Capnodium spp.), o que dificulta a respiração e a fotossíntese da planta, contribuindo para seu enfraquecimento.
Os pulgões também estão relacionado à transmissão de vírus causadores de diversas enfermidades na cultura do algodão, como o "vermelhão".
Controle: Fazer uso de inseticidas sistêmicos específicos, conforme recomendação do fabricante.