Chumbinho
(Coryneum beijerinckii) Culturas Afetadas:
Sinônimos: Clasterosponium carpophilum, Stignina carpophila e Wilsonomyces carpophilus
Esta doença, conhecida na Europa e nos Estados Unidos como “shot-hole”, foi descrita pela primeira vez na França, em 1843. A doença encontra-se disseminada em todas as regiões onde se cultivam plantas frutíferas de caroço de clima temperado.
Danos: Na flor, formam-se pequenas lesões circulares púrpuras, com centro claro, no cálice e na corola. Nos ramos, os primeiros sintomas manifestam-se na forma de pequenas manchas deprimidas, castanho-roxas, com bordos de cor mais intensa. Nas folhas, formam-se pequenas áreas circulares, nitidamente delimitadas, de 1 a 3 mm de diâmetro. A princípio, as manchas apresentam coloração amarela, passando para roxa-avermelhada, pela formação de antocianina, e depois para marrom-avermelhada. As manchas podem ser isoladas ou não. Ao redor da região afetada forma-se uma camada de abcisão que limita a infecção e o tecido afetado se destaca e cai, deixando perfurações nas folhas.
Controle: Como medida profilática aconselha-se a destruição dos ramos infectados. Deve-se dar cuidado especial às pulverizações outonais. Recomenda-se o tratamento com calda bordalesa a 2% ou oxicloreto de cobre a 1% na queda das folhas. Aplicações de fungicidas na primavera (estádio C) são recomendadas para a proteção de brotos e flores.