Besouro amarelo
Besouro da goiabeira, vaquinha, besourinho (Costalimaita ferruginea vulgata) Culturas Afetadas: Algodão
Sinônimos: Colaspis ferruginea, Costalimaita ferruginea, Colaspoides vulgata e Melinophora iglesisi
O Besouro amarelo, também conhecido como besourinho-amarelo e Besouro-da-goiabeira é uma praga polífaga sendo encontrada nas culturas do algodão, goiaba, abacate, caju, jabuticaba, maçã, uva. A sua presença já foi constatada em vários estados brasileiros tais como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Pará e Maranhão. O seu ataque concentra-se nos meses de novembro a janeiro.
Danos: O adulto alimenta-se do limbo foliar, devorando as folhas de qualquer idade, indistintamente, deixando-as com um rendilhado parcial ou total bastante característico e que denuncia a sua ação. Quando o ataque é intenso, prejudica o desenvolvimento das plantas.
Controle: Apesar de em alguns anos causar danos significativos, normalmente não se utiliza nenhuma medida de controle. Quando o controle for imprescendível, devido a severidade do ataque da praga a planta, pode-se optar por um inseticida fosforado que atuam por contato ou ingestão. Embora os inseticidas desse grupo tenham efeito residual menos prolongado, não devem ser aplicados na época de produção, principalmente nos 10 dias anteriores à colheita.