Cercosporiose-do-quiabeiro
Mancha foliar de cercospora (Cercospora hibiscina) Culturas Afetadas: Quiabo
Sinônimo: Pseudocercospora hibiscina
A cercosporiose é uma doença comum no quiabeiro, porém apresenta importância secúndaria porque raramente causa sérios danos. Em condições de alta severidade, pode causar desfolha.
Sintomas: A cercosporiose causa manchas irregulares, maiores que as anteriores. Na página inferior de tais lesões, é possível perceber um crescimento fuliginoso, constituído por frutificações do fungo.Os esporos de Cercospora são bastante longos e multiseptados, sendo produzidos nas extremidades de conidióforos que apresentam-se agrupados em feixes. A doença é favorecida por condições de temperatura e umidade elevadas, o que explica a maior ocorrência da doença durante verões chuvosos. A disseminação dos conídios produzidos nas lesões ocorre principalmente através do vento.
Controle: Normalmente, a cultura do quiabeiro convive bem com a cercosporiose, o que justifica a não adoção de medidas de controle específicas para esta doença. A prática da rotação de culturas, por manter baixo inóculo, já é suficiente para evitar perdas com a doença. Ocasionalmente, em surtos epidêmicos, pode-se lançar mão do controle químico. Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrado para a cultura.