Fungo de Armazenamento
(Penicillium sp) Culturas Afetadas: Algodão, Cevada, Maçã
Penicillium sp. vive como saprófita ou habitante natural do solo e são responsáveis por causar mofo. Não possui importância como agente de doença, exceto quando o hospedeiro apresenta-se debilitado.
Danos
Em condições ambientais favoráveis, Penicillium sp. pode estabelecer-se e desenvolver-se em qualquer substrato, mas os principais são frutas, grãos, vegetais e raízes.
Em sementes, este fungo provoca descolorações, redução na germinação, perda da matéria seca e alteração do valor nutricional. Quando a incidência do fungo é alta, as sementes simplesmente apodrecem, sem brotar; outras brotam, mas as mudas se deterioram antes de emergir.
Penicillium sp. está presente principalmente nos restos de cultura e sementes contaminadas. A germinação dos esporos de Penicillium ocorre na faixa de temperatura entre 15 - 32 °C, sendo que o ótimo está entre 21 a 25 °C.
Sob condições de armazenagem, Penicillium sp. prolifera caso ocorram condições de 80 a 90% de umidade relativa do ar intergranular e 15 a 18% de teor de umidade dos grãos.
Controle
Práticas cuturais: Recomenda-se não deixar passar o prazo de colheita. As impurezas, grãos danificados e materiais estranhos devem ser removidos. Recomenda-se também a adoção de medidas para o controle de insetos e roedores, pois geralmente a proliferação dos fungos está associada ao ataque dessas pragas.
Controle químico: Utilização de produtos registrados para as culturas e grãos armazenados.