Tendências da Governança Corporativa
Os últimos anos têm sido marcados por muitas mudanças no formato de gestão das empresas. Muitos fatos corroboram com isso, podemos citar por exemplo a pandemia Covid 19, que fez muitos negócios desaparecem e outros decolarem.
Quando falamos em tendências, se faz necessário tratar de vários temas, mas como sempre temos que ter foco, vamos nos deter em 3: tecnologia, comunicação e ESG. Dentro do tópico tecnologia, a transformação digital, a agilidade, a descentralização e obviamente a comunicação com a sociedade são fatores determinantes para a perenidade de qualquer empreendimento.
Quando nos referimos a comunicação, o mais importante é entender qual é o seu público e compreender que existem novas gerações de consumidores, alguns diretos e outros indiretos, mas que obrigatoriamente precisam ser estudados e compreendidos, a fim de que as estratégias de comunicação sejam assertivas. E dentro das práticas de ESG, a empresa necessita incorporar no seu dia a dia uma governança para esse tema, para que realmente seja uma prática sustentável, como o próprio nome diz.
Pensar em novas estratégias de atrair e manter clientes, reavaliar constantemente o time que está dentro da instituição, buscar novos fornecedores para produtos e serviços, além de monitorar tudo que acontece ao redor do mundo, pois em algum momento isso terá impacto nos seus negócios, independente do ramo e local que você está estabelecido. Esse deve ser o manual diário de gestores que almejam estar preparados para uma nova onda de mudanças que vem por aí, ou melhor, já está acontecendo.