CI

Produção de pintos caipira no Estado do Acre


Jalceyr Pessoa Figueiredo Júnior
A Central de Incubação do Estado do Acre trabalha em parceria com os produtores rurais a mais de 30 anos, todavia nos últimos anos é que foi intensificada a produção de pintos de 01 dia, impulsionado pelo crescimento vertiginoso da avicultura nacional. 
Nesse cenário de parceria, a central de incubação tem o papel de disponibilizar aos produtores, pintos de qualidade, de modo a potencializar a criação de aves caipiras no Estado do Acre. Em parte, esta qualidade depende do manejo adotado no processo de criação das aves, do compromisso dos próprios produtores, porém, outros fatores são inerentes às atividades da Central, entre eles: o manejo e tempo de estocagem dos ovos, manejo de incubadoras e nascedouro e condições de manejo do nascimento a entrega dos pintos.
No ano de 2013, a Central de Incubação produziu semanalmente, uma média de 6.880 pintos de 01 dia por semana, totalizando 295.853 pintos “distribuídos” (Figura 1 e 2) entre 1.729 produtores (Figura 3) de 21 municípios do Estado do Acre (Figura 4 e 5). 



Diante dos resultados conquistado ao longo dos anos, podemos confirmar a importância da Central de Incubação para o crescimento e fortalecimento da avicultura do Estado do Acre, bem como sua valiosa contribuição na geração de emprego e renda, e maior disponibilidade de produtos avícolas na região.   
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.