CI

O papel de cada um



Alexander Silva de Resende

Trabalho em equipe é algo que todos buscam: empregados e empregadores. Saber trabalhar em equipe é uma arte. Maior arte ainda é saber o exato significado da palavra “trabalho em equipe”. Todo filme tem protagonistas e coadjuvantes. Todo filme tem pessoas no papel de mocinho e de vilão. Esses papéis não podem faltar. O que varia é se o filme é um drama, ação, comédia, terror...

Dessa forma, além de saber seu exato papel na equipe num dado momento, precisa saber o roteiro do trabalho em equipe para saber se irá: trabalhar e sofrer, como num drama; trabalhar e se arriscar, como num filme de ação; trabalhar e se divertir, como em uma comédia ou se irá trabalhar com medo de perder o emprego todo o tempo, como num filme de terror! Não saberia apontar o que é pior, sofrer, se arriscar ou ter medo... mas certamente se estiver numa equipe que se divirta, essa é a equipe ideal!

Sem alegria no que se faz e muito, mas muito suor mesmo, não existe sucesso! Se um dos outros sentimentos ronda sua equipe, prepare-se para momentos de estresse elevado e produtividade abaixo do ideal.

A vida em sociedade é da mesma forma. Temos que buscar nossos papeis e ora seremos protagonistas, ora coadjuvantes, ora mocinhos, ora vilões, mas tudo vai depender do referencial e mais do que isso, da sua capacidade de entender que todos são igualmente importantes, por mais que o protagonista sempre apareça mais.

A escolha de viver sofrendo, se arriscando, com medo ou se divertindo, é sua! Você é o roteirista de como vai lidar com as situações que a vida lhe impõe! O limite é seu. As pessoas só fazem com você o que você permite que elas façam!

Um forte abraço a todos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.