CI

O mel catarinense


Opinião Livre
Neste dia 22 de maio comemora-se o Dia do Apicultor, data em que devemos felicitar todos aqueles que trabalham com a criação de abelhas em Santa Catarina e que contribuem para o desenvolvimento sustentável do nosso território. São mais de 30 mil famílias rurais dedicadas à apicultura no Estado, possuindo um total de 350 mil colméias instaladas e uma produção de seis mil toneladas/ano. Tais números confirmam a colocação de Santa Catarina como o 5º maior produtor de mel do Brasil.

Os agricultores sabem que a apicultura funciona como alternativa para aumentar a capacidade de aproveitamento econômico das propriedades. Afinal é uma atividade que pode ser praticada nas pequenas propriedades, principalmente em áreas impróprias para a agricultura. Sendo assim, a produção apícola torna-se rentável para os pequenos produtores, e ainda contribui para a polinização de produtos agrícolas cultivados -aumentando de 5 a 500% a produção, dependendo da espécie, variedade e condições de cultivo.
Incentivar a apicultura no Estado é estimular também o desenvolvimento rural sustentável. E é este o tipo de produção que queremos fomentar em Santa Catarina: atividades que permitam ao produtor rural ter uma renda extra, com consciência ambiental e fixação do homem no campo. As teorias dizem que já existiam abelhas há 42 milhões de anos, idênticas às atuais. Mas o que se têm de fato é o relato do uso do mel pelas civilizações mais antigas traçadas pela história, sendo uma delas os Sumérios.

Os apicultores catarinenses contam com o apoio do Governo do Estado através da Epagri para execução de um belo trabalho de extensão rural e apoio ao associativismo apícola através da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), que deseja manter sua propriedade dentro dos padrões técnicos e de higiene mantendo a qualidade final do produto, além daqueles que querem ingressar na atividade.
Para todos os apicultores de Santa Catarina, parabenizamos pelo seu dia e pelo incansável trabalho realizado diariamente. Reafirmamos nosso desejo de ajudar a difundir e melhorar suas condições de vida no campo.
*Deputado federal licenciado e secretário de Estado da Agricultura e da Pesca

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.