CI

Fidelização de cliente ajuda a alavancar vendas e impulsionar a seleção


Gabriela Giacomini
O trabalho de fidelização de clientes é tão, ou mais importante, do que a conquista de um novo. Clientes satisfeitos trabalham como parceiro na divulgação dos resultados na reprodução, o que, indiretamente ajuda a atrair novos clientes.  
Dentro dessa filosofia de trabalho da Agropecuária CFM, a fidelização de clientes faz parte do pacote tecnológico vendido ao mercado com seu rigoroso sistema de seleção. Dados de comércio de animais em leilões e em vendas diretas, entre 2000 e 2006, mostram que 63% dos pecuaristas que compraram animal no período eram clientes que já haviam comprado em anos anteriores, ou seja, que conheciam o resultado a campo da genética selecionada pela CFM.
O trabalho de fidelização começou há vários anos. Hoje, uma central de atendimento dá assistência técnica aos interessados. A central trabalha na pré-venda, conversando com os clientes, sanando dúvidas técnicas, sobre as provas pelas quais passam os touros, e também na comercializaçãcomercializaçte Feira Internacional de Equinos (MG)o ao indicar os melhores animais, além de acompanhar a efetivação das vendas.  
A central também trabalha no pós-venda para verificar se os touros estão fazendo seu trabalho nas fazendas de destino. Em uma escala maior ou menor, o modelo pode ser seguido por quem seleciona. Saber como está o desempenho de seus animais é meio caminho andado para o sucesso da venda seguinte. Por isso, a postura de quem vai para o mercado deve ser honesta, analisando cuidadosamente a situação de cada cliente e indicando os animais certos para cada situação. Esta é uma fórmula que serve para todo o mercado. Transparência é fundamental para um cliente se sentir seguro na hora da compra.
Outra ferramenta na fidelização são as vantagens comerciais. No Megaleilão da CFM, por exemplo, onde são ofertados 600 touros em 2 dias, a empresa facilita o frete, reduz comissões de acordo com o volume de compra e oferece descontos na compra de lotes de opção (aquele em que o comprador leva o lote seguinte pelo mesmo preço do lote comprado anteriormente, com desconto). Mas é claro que todo e qualquer trabalho sem um bom produto é inútil. O comprador de touros deve ter a segurança de que vai melhorar os índices de sua propriedade, produzindo bezerros e bezerras superiores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.