CI

Congestionamentos na safra


Opinião Livre
Nestes tempos em que muito esforço vem sendo dispendido para melhorar a imagem do agro perante a população urbana, submeto aos amigos formadores de opinião algumas observações que me parecem oportunas:
A mídia tem dado farto espaço para os congestionamentos nos portos e nas rodovias, bem como elevação dos fretes e pagamentos de demurrage, quase sempre ligando o nome dos produtores à situação (OESP, 8/3/13), sem que tenhamos lido explicações ou contestações. Os produtores nada ou muito pouco têm a ver com as dificuldades noticiadas. Os produtores já venderam seu produto, muitas vezes no momento de plantar.
Os exportadores, sim, são os responsáveis após terem adquirido quase toda a produção. Ao que se pode supor toda ou grande parte da dificuldade resulta do açodamento de querer exportar uma safra inteira de soja em poucos dias. Pode ser que os chineses, face aos baixos estoques, estejam oferecendo um bônus para quem entregar em Março/Abril. São confidências comerciais jamais reveladas.
Os produtores nada têm a ver com essa confusão toda. Os grandes traders, sim, não foram capazes de disciplinar o escoamento por motivos que só eles sabem. Em nenhum país do mundo uma safra inteira pode ser exportada em poucos dias.
* o autor é engenheiro agrônomo, formado na turma de 1936 da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Entre múltiplas atividades no setor agropecuário, foi fundador e presidente da Manah S.A. e fundador e ex-presidente da Fundação Agrisus, única entidade a trabalhar exclusivamente com recursos próprios no apoio a projetos educacionais e de pesquisa voltados à melhoria e conservação do solo. Mais informações em http://www.agrisus.org.br/
Artigo originalmente publicado no Blog de Richard Jakubaszko http://richardjakubaszko.blogspot.com/, em 13/03/2013.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.