CI

O papel transformador do café no “novo” mundo corporativo


Nespresso

Artigo: Demer Santos, Gerente de Marketing de Nespresso Professional

A pandemia causou marcas profundas, principalmente na rotina das pessoas, impactando também a estrutura física dos escritórios e o ambiente profissional. Depois de anos entre reuniões online e outras ferramentas do trabalho remoto, existe agora um movimento gradual de retomada da rotina presencial, pelo menos é o que constata diversos estudos.  

No Brasil, de junho de 2022 a janeiro de 2023, 67% dos colaboradores trabalhavam todos os dias no escritório e 32% seguiram com o modelo híbrido. Desse último grupo, 27% têm uma rotina com três ou mais dias no escritório e 5% vão apenas 1 ou 2 dias para as sedes de suas companhias. É o que constatou o estudo encomendado pela Nespresso Professional para a Kantar Global, que ouviu mais de 400 empresas de pequeno, médio e grande porte no país. 

A volta ao trabalho presencial no pós-pandemia ainda é um assunto muito debatido entre executivos C-Levels e RHs, principalmente para a criação de estratégias de employee experience, que visa oferecer boas experiências aos colaboradores. 

Como gerente de marketing de Nespresso Professional, estou sempre conversando com os líderes e gestores de grandes corporações e posso afirmar que o café, bebida tão famosa e querida entre os brasileiros, desempenha um papel crucial não apenas na produtividade e bem-estar dos funcionários, mas também na retenção e atração de talentos, principalmente nessa retomada.

O café como facilitador de interações e networking                   
Café é conexão. Seja em casa ou no escritório, o café é uma ferramenta poderosa para promover interações entre indivíduos. As pausas para a bebida muitas vezes são momentos de descontração, onde as pessoas se reúnem, trocam ideias e estabelecem conexões além das fronteiras de suas tarefas diárias. No ambiente corporativo, esses encontros informais muitas vezes geram inovação e colaboração, aumentando o senso de comunidade na organização. 

Cultura empresarial e o café como elo    
Tenho ouvido muito do mercado que um dos principais motivadores ao retorno do trabalho presencial tem sido o desafio de transmitir a cultura empresarial no formato 100% home office. A vivência das pessoas em conjunto é fundamental para absorver e propagar essa cultura, e o café se torna o elo, ou melhor, ele se transforma em um motor de socialização que gera um ambiente propício para compartilhar valores, ideias e fortalecer os laços entre os colaboradores.

 

Café de Qualidade          
Pesquisas recentes mostram que os brasileiros consomem mais café durante o trabalho. De acordo com levantamento da ABIC, em parceria com o Instituto Axxus, que entrevistou 4.200 pessoas de diferentes classes sociais, faixas etárias e regiões do país, 61% dos participantes que tomam café possuem este hábito para melhorar o humor e a disposição, já 35% atribuem o café como um momento de socialização entre pessoas. 

Dessa maneira, fica evidente a importância de oferecer um café de alta qualidade dentro das organizações. Pois, quando a empresa se preocupa em disponibilizar o melhor em termos de café, reconhece e respeita a importância cultural dessa bebida para os brasileiros, além de demonstrar não apenas cuidado com o bem-estar, mas também um diferencial de benefício que influencia na satisfação dos colaboradores.

Importante ressaltar que os momentos de pausas para o café se tornaram mais frequentes e percebidos como fator de engajamento para o colaborador com relação a empresa, por isso a importância de inovar os respectivos espaços físicos das organizações.

Elemento de atração e retenção de talentos
Ao considerar ofertas de emprego, os benefícios e as comodidades oferecidas por uma empresa têm um peso significativo. A presença de café de qualidade no local de trabalho pode ser um diferencial. Para muitos profissionais, a disponibilidade de café fresco e saboroso torna-se um fator atrativo ao considerar oportunidades de emprego. Além disso, para os colaboradores atuais, a presença desse benefício pode contribuir para sua satisfação no trabalho, o que, por sua vez, influencia na sua decisão de permanecer na empresa.

Empresas que investem no bem-estar são as que possuem maior satisfação de seus colaboradores e medidas que parecem pequenas, como ter um espaço de café com bebida de qualidade, contribuem para a produtividade dos mesmos e crescimento da organização, já que eles se sentem mais motivados e dispostos. Não subestime o poder de uma boa xícara de café, seu impacto vai muito além do aroma e do sabor. Café proporciona experiência.  

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.