O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma espécie de grande importância sócio-econômica no Estado do Amapá. Estima-se um consumo médio na faixa de 30.000 litros de ´vinho` de açaí ao dia, em Macapá. A Utilização de mão-de-obra em larga escala, tanto na colheita, como no transporte e comercialização, é outro aspecto positivo gerado pela cadeia produtiva do açaí. A extração do açaí para a obtenção de ´vinho` é uma atividade extrativista, não sendo encontrados povoamentos manejados para a produção de frutos.
Buscando selecionar matrizes de açaizeiro promissoras para a produção de frutos, a Embrapa Amapá iniciou um trabalho de coleta no ano de 2000, no qual foram coletadas 39 matrizes, nos municípios de Porto Grande, Amapari, Mazagão e Itaubal do Piririm, no Amapá e nos de Chaves e Afuá, no Pará. Estas matrizes serão plantadas em campo para análise mais detalhada sob diversos aspectos.
Foram consideradas as seguintes características na coleta de matrizes: Número de plantas por touceira: altura do estipe; circunferência do estipe; número de folhas por planta; número de pares de folíolo; número de cachos por planta; peso total do cacho; peso de frutos por cacho; comprimento de ráquis por cacho; número de ráquilas por cacho; peso de 100 frutos; peso de 100 sementes e rendimento de polpa.
Os dados foram tabulados, calculando-se para cada variável: a média, o coeficiente de variação (C.V.), e os valores mínimo e máximo.
O caráter número de plantas por touceira apresentou um valor médio de 6,9; com mínimo de 1, isto é, plantas solitárias e máximo de 18. O C. V. de 60,96%, revelou esta característica como a de maior variabilidade genética entre os 13 caracteres estudados.
O peso de frutos por cacho, com C. V. de 56,83%, foi o segundo caráter com maior variação. O peso médio de frutos por cacho foi de 5,13kg; com mínimo de 1kg e máximo de 13kg.
O peso de cachos, foi a terceira maior variação, com C. V. de 50,51%. O peso médio foi de 6,53kg; com mínimo de 1,79kg e máximo de 14,5kg.
É possível que as médias encontradas para as variáveis peso do cacho e peso de frutos por cacho não expressem corretamente a média das matrizes, pois algumas vezes, percebeu-se nitidamente que muitos frutos dos cachos já haviam caído.
As características número de pares de folíolos, número de folhas, rendimento de polpa, circunferência do estipe e número de ráquilas por cacho foram as que apresentaram as menores variações, com C. V. respectivamente de 9,31%, 10,89%, 13,95%, 14,42%, e 18,84%.
Para rendimento de polpa, encontrou-se a média de 24,22%, com mínimo de 16% e máximo de 32,4%.
As variáveis comprimento de ráquis por cacho, altura do estipe, número de cachos por planta, peso de sementes e peso de frutos, apresentaram variações médias, com C. V. de 25,10%; 29,46%; 30,05%; 30,63%; e 31,69%, respectivamente.
Para número de cachos por planta, a média foi de 7,2; encontrando-se um mínimo de dois até um máximo de 12.
O peso médio de frutos foi da ordem de 1,48g, com valor mínimo de 0,86g e máximo de 3,26g.
O peso médio de sementes foi de 1,11g, com mínimo de 0,635g e máximo de 2,415g.