Direcionamento Estratégico
“O grande perigo em tempos de turbulência não é a turbulência em si, mas agir com a lógica passada.” (Peter Drucker)
Essa frase ilustra muito bem o atual ambiente dos negócios, onde a perspectiva de tempo mudou completamente, ou melhor, tem mudado com uma velocidade avassaladora. Do ponto de vista da estratégia, sobreviver nesse ambiente é uma árdua tarefa, porém algumas ações podem ajudar muito nesse sentido: ao invés de tentar entender o seu cliente, é fundamental que as organizações conheçam com profundidade seus consumidores.
Além disso, precisamos sair da lógica de planejar a receita da empresa apenas no produto. É chegada a hora de buscar receita baseada em serviços e principalmente na experiência do cliente. Trabalhar diariamente na proposta de valor da empresa é o que os gestores devem buscar, pois apenas nesse caminho terão possibilidade de seguirem ocupando espaço no mercado.
Entregar experiência para seus consumidores, esse deve ser o foco do planejamento das organizações. É um caminho sem volta, pois temos novas gerações de consumidores chegando, que valorizam cada vez mais novos modelos de negócios.