O número de startups do agronegócio – agtechs – cresceu 40% desde 2019. Hoje já temos cerca de 1.574 empresas desse tipo no brasil, segundo o levantamento Radar Agtech Brasil. Pelo que podemos perceber, o número de todo o ecossistema de startups tende a crescer, mas, principalmente, em relação às agtechs. Pensando nessa resolução de problemas do campo usando tecnologia, nasceu a Mindflow, startup selecionada para a 7ª edição do programa Sparks, da Bluefields Aceleradora.
O projeto teve início em janeiro de 2021 com os fundadores Carlos Eduardo Buss e Emanuele Gustani, no Paraná, e tem como objetivo desenvolver diagnósticos biológicos de precisão do solo utilizando sequenciamento genético e Inteligência Artificial.
Conheci a Mindflow no PVV (Propósito, Visão e Valores) do Vale do Genoma, ecossistema de inovação da região Sul localizado em Guarapuava, no Paraná, expliquei um pouco sobre o trabalho da Bluefields e começamos a colaborar lado a lado. Essa troca é importante, porque a jornada empreendedora pode ser solitária, mas não é o recomendado.
Logo no início da jornada, a agtech buscou o apoio da Bluefields, aceleradora que trabalha ao lado de empresas e empreendedores entendendo o estágio de cada negócio e criando conexões para impulsionar melhor e mais rápido as mais diversas ideias. E foi por meio do programa Sparks que a Mindflow conseguiu validar seu negócio e se conectar a uma rede de mentores e investidores-anjo para decolar.
Passar pelo processo de aceleração no programa Sparks é um processo de construção e desconstrução constante. A dupla à frente da Mindflow saiu de um mundo estritamente acadêmico científico e o Sparks ajudou a prevenir erros comuns de quem está começando, validar os processos de estruturação, aprender a vender ideias e produtos, além de fazer parcerias importantes para a jornada.
A trajetória da empresa se transformou ao longo do programa. O Sparks oferece a oportunidade de aperfeiçoar ideias e testá-las na prática, além de ajudar os empreendedores a construírem um modelo de negócio consistente com base em dados de mercado. Por fim, o Sparks pode ser uma ótima maneira de encontrar possíveis parceiros e clientes e, assim como a Mindflow, ter a chance de buscar o primeiro investimento.
A próxima edição do programa Sparks já está com inscrições abertas. Os empreendedores interessados têm até o dia 29 de abril para submeter suas ideias diretamente no site da Bluefields: https://bluefieldsdev.com/sparks/
SERVIÇO
Programa Sparks
Inscrições: até 29 de abril de 2022
Link: https://bluefieldsdev.com/sparks/