CI

Coloração das gemas, uma conotação caipira aos ovos


InVivo - Saúde e Nutrição Animal
Por Celso Eichi Nagai 
Quem é que nunca reparou na cor da gema ao quebrar um ovo? 
Toda vez que usamos um ovo, seja no preparo de um bolo, de um ovo frito ou cozido, reparamos na sua cor. Notamos também que a sua cor muda de amarelo claro para mais escuro, chegando ao ponto de ser alaranjado, fato diretamente ligado ao alimento que essa galinha comeu, mais especificamente dos pigmentos que foram ingeridos. 

Quem não se lembra da infância no sítio do avô? A vovó preparava aquele ovinho cozido com gema mole para podermos mergulhar um miolo de pão e se lambuzar! Lembro-me muito bem, que a gema era como a cor de um pôr do sol, alaranjada. Aquela imagem ficou na memória e sempre fazemos associação ao ovo caipira.
Os consumidores estão mais exigentes, isso é fato! A pressão por alterações nas características de produtos industrializados ou naturais é cada vez maior. E na avicultura não é diferente. Já que queremos um ovo com gemas mais amarelas, os produtores de ovos e a indústria, para não perderem mercado, utilizam-se de alguns artifícios para ter um produto à altura que os consumidores desejam. 
As rações formuladas para poedeiras comerciais contêm o milho amarelo como principal fonte de energia e de pigmentos naturais, como xantofilas, que contribuem para produção de uma gema de coloração alaranjada. Há no mercado aditivos específicos para pigmentar a gema. Podem ter origem natural (páprica, urucum) ou artificial (cantaxantina). As duas formas conseguem pigmentar a gema com diferentes taxas de inclusão. 

Para dar uma conotação “caipira”, há no mercado produtos com aditivos naturais, buscando toda a essência do campo buscando uma linha natural para os produtos e alimentação dos animais. Desta forma, pequenos e médios criadores de galinhas têm a sua disposição produtos que atendam à sua necessidade. 
Celso Eichi Nagai – Zootecnista
Gerente de Produtos – Varejo da InVivo – Nutrição e Animal

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.