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Caos Logístico, aonde?


Opinião Livre
Muito ouvimos e lemos sobre Caos logístico no Brasil, mas eu proponho uma pergunta, porque?

O fato é que com uma Safra Recorde, necessitamos de muitos caminhões para levar os grãos aos nossos portos, então a premissa mais básica de mercado se faz valer:

OFERTA X DEMANDA

Ou seja, existe uma demanda muito grande de caminhões para escoar a Soja em todo o Brasil e a oferta de fretes é um tanto quanto restrita, pois a frota de caminhões não cresceu ao mesmo passo que nossa produção.

Tenham em mente que a produção Brasileira deve aumentar em torno de 25% com relação ao ano passado, do lado dos caminhões a produção caiu 40% e o emplacamento de caminhões caiu 20% (segundo dados da ANFAVEA) no ano de 2012; ou seja nossa frota não acompanha o crescimento da nossa produção, isto que estou somente mencionando dados de SOJA.

Agora vamos olhar como se comporta o volume de escoamento de SOJA nos nossos Portos, se considerarmos o volume exportado de Soja, Milho e Farelo de Soja as exportações Brasileiras aumentaram 15% em 2012 frente a 2011, bem isto demonstra claramente que mesmo com as perdas que tivemos na Safra passada de Soja nos continuamos a exportar em pleno vapor, tendo em vista que as exportações de Soja em Grãos de 2012 ultrapassaram as 32 Milhões de Toneladas se aproximando do recorde de 32,95 Milhões de Toneladas de 2011, ano este que tivemos o antigo recorde de produção de 75 Milhões de Toneladas.

Este mesmo recorde de produção em 2011, proporcionou um dos maiores estoques de passagem de Soja, e com isto iniciamos as exportações de Soja em 2012 a todo vapor, com volumes recordes de 1,011 Milhões de Toneladas em Jan/12 e 1,568 Milhões de Toneladas em Fev/12; comportamento extremamente atípico se compararmos os volumes dos últimos 12 anos.

Por isso, para chegarmos a melhor tomada de decisão o possível, precisamos comparar Alho com Alho e não Alho com bugalhos!

Em Janeiro de 2013 as exportações de Soja praticamente inexistiram em nosso país e até registramos um volume importado de um pouco mais de 30.000 toneladas; este fato é pode ser explicado de uma forma bem simples, nós consumimos nossos estoques de passagem em níveis recordes, e a produção de variedades precoces principalmente no estado do Mato Grosso, não foi suficiente para abastecer nosso mercado.

Agora vamos observar os dados de Fevereiro, em 2012 com ótimos estoques de passagem e bons volumes de colheita de Soja precoce (mesmo com as grandes perdas registradas) o país marcou um novo recorde para o Mês com volume exportado de 1,5 Milhões de Toneladas, se observarmos o mesmo período de 2011 o volume foi de 663 Mil toneladas a Média dos últimos 10 anos 612 Mil Toneladas, média de 5 anos 714 Mil toneladas e média dos últimos 3 anos de 818 Mil Toneladas, pois bem, em Fevereiro de 2013 atingimos a marca de 959 Mil toneladas, isto representa 33% menos que 2012(ano que tínhamos um ótimo estoque de passagem e um bom volume de Soja precoce), mas se observarmos e compararmos os volumes exportados com 2011, ano este que tivemos o nosso RECORDE de PRODUÇÃO de SOJA, nós exportamos 328% mais soja e 23% mais soja do que o antigo recorde de 2007 de 774Mil Toneladas.

Eu sei que são muitos números, mas estes números são essenciais para definirmos se há um caos logístico no país ou não.

E estes números provam que NÃO HÁ CAOS LOGÍSTICO, existem sim estradas em péssimas condições que encarecem em muito o custo do nosso frete; uma malha ferroviária pífia que pouquíssimos tem acesso, e sem falar na lei dos caminhoneiros que logo voltará a entrar em vigor.

A reflexão que estou propondo aos senhores é que mesmo com a infraestrutura Logística que temos nos últimos 5 anos aumentamos em 40% as exportações de Soja/Farelo de Soja/Milho e nos últimos 10 anos tivemos um aumento de 159%; é claro que estas exportações só aumentaram a este passo, pois as nossa produção aumentou em escala ainda maior.

Sei que muitos leitores devem estar questionando o meu texto, mas ele serve de alerta aos senhores produtores.
As longas filas de caminhões nos nossos principais portos neste momento acabam impondo uma pressão de PRÊMIO PORTO, ou seja, se falta grão para exportar o prêmio é positivo (fato este que observamos de Agosto até Janeiro), mas se existe um excesso de grãos nos portos o prêmio é negativo, e este fato está ocorrendo neste momento e tende a aumentar os descontos.

O Brasil caminha para atingir exportações de Soja em níveis nunca antes vistos, projetados pela CONAB em 36 Milhões de Toneladas, 37 Milhões de Toneladas pelo USDA e a nossa projeção aponta um exportação superior a 40 Milhões de Toneladas; mesmo com esse volume recorde de exportação não existe uma correlação que os preços serão mais altos.

Tenham em mente que os EUA já registram um ótimo volume de Neve, que já recompõe em muito o nível de água do lençol freático Norte Americano, assim como o nível do Rio Mississipi, e as estimativas do USDA apontam para uma produção norte Americana de Soja superior as 93 Milhões de toneladas, somando a produção da América do Sul que deve ser superioras 150 Milhões de Toneladas, teremos sim, uma boa recuperação dos estoques mundiais do Grão.

Outro ponto extremamente importante, é que a partir do mês passado (Fevereiro 2013), muito da demanda mundial de Soja será localizada na América do Sul em especial Brasil, e a diminuição das Exportações dos EUA, tendem a impactar negativamente o mercado internacional de Soja; mesmo que os EUA tenham que importar mais de 9 Milhões de Toneladas de Soja até a sua colheita, para abastecer o mercado interno.

Para concluir, busco uma reflexão mais ampla da situação Brasileira e Mundial e isto nos aponta, que mesmo exportando volumes recordes, veremos as margens do “negócio Soja” diminuir, seja pelo alto custo dos Fretes Terrestres, como a atuação de prêmios porto negativos.

O que peço aos leitores é que busquem uma reflexão mais fria da situação, deixando o sensacionalismo e a nossa ânsia por investimentos de lado, e a partir deste ponto, busquemos o manejo de risco da nossa atividade, buscando sempre a preservação de margem.

O título do texto é extremamente provocativo de propósito, pois minha intenção era instigar vocês a lerem este longo texto até o fim, meus sinceros agradecimentos e não fiquem cegos com meias verdades.
*JC Koop Consultoria

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