CI

Agronegócio: os pais dos Brasileiros?


Frederico Franco

Em todas as famílias, o pais  devem sempre apoiar os filhos em tudo o que eles fazem, desde que sejam coisas razoáveis (dentro das regras familiares), e são eles quem promove o sentido de segurança aos filhos. Mas aí perguntamos o que isso tem a ver com Agronegócio? 

Quase Tudo! Mas e naquele momento em que os filhos resolvem se voltar contra os pais? Pais e mães com filhos adolescentes ou pré-adolescentes  tem  problemas com seus filhos quando esses costumam apresentar problemas como: comportamentos socialmente inadequados, dificuldades de relacionamento interpessoal, bem como problemas de adaptação escolar e aprendizagem e as famosas “ amizades erradas”.

Em analogia, é justamente o que acontece com o Agronegócio. Quando em 2017 uma Escola de Samba resolveu atacar o produtor rural com alas denominadas “ os fazendeiros e seus agrotóxicos" e "pragas e doenças", o que o produtor fez para responder? Parou de produzir ? Retirou alimentos do mercado? Não, simplesmente continuou produzindo ainda mais, alimentando todos os foliões e pessoas diariamente com todo amor na sua produção, entendendo as críticas dos brasileiros, como se os mesmos fossem “adolescentes” que não conhecem  e não sabem como funciona o mundo do agronegócio de verdade.

E a “operação Carne Fraca” em 2017? Resultado de uma pequena parcela de corruptos infiltrados no meio, existentes como em qualquer outro setor, que prejudicaram uma imagem que foi construída em décadas em grande parte pelo esforço do pecuarista brasileiro que evoluiu na qualidade de produção e tecnologia. Este fato foi amplamente divulgado de forma tendenciosa e irracional em forma de piada por mídias sociais, virando “memes”, e espalhando para o mundo todo, a notícia, ou seja, mais uma vez o brasileiro não entendendo e não tendo consciência do tamanho da cadeia que ele estava prejudicando. Uma cadeia produtiva que envolve mais de 100.000 trabalhadores e diversas empresas e famílias, fazendo com que uma simples piada nacional fizessem milhares de famílias perderem seus empregos.

E a resposta do produtor juntamente com o governo, foi reconstruir a boa imagem novamente com o mundo, como se fossem pais que vão resolver problemas de indisciplina dos filhos na escola.

É bom lembrarmos também dos bovinos dentro do Navio NADA, que ficaram vários dias atracado no Porto de Santos prejudicando a saúde e aumentado o estresse dos animais, por pessoas que diziam estar preocupadas com as condições dos animais, sendo que os mesmos tem tratamento melhor que até mesmo muitos hospitais. Ou seja, mais uma vez a falta de conhecimento de poucas pessoas prejudica o setor.

Assim sendo, muitos se perguntam “o que esta acontecendo com os brasileiros”?” E, penso eu, que a questão poderia ser pensada de outra forma: “ O que está acontecendo com os brasileiros que acham mais fácil criticar, do que ir em busca do conhecimento e entender toda a cadeia que hoje carrega o país, gera mais de 37% dos empregos no Brasil, e que luta diariamente para o alimento estar na sua mesa?

Brasil é o país do samba, do futebol, das redes sociais, mas que vive do agro e o odeia.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.