CI

Adesão por alimentos orgânicos pode beneficiar seu negócio


Nespresso

Presente cada vez mais na mesa dos brasileiros e na cozinha dos estabelecimentos comerciais, o alimento orgânico é uma tendência mundial que se consolidou no País e mudou grandes paradigmas sobre alimentação saudável, práticas agrícolas e preservação do meio ambiente no Brasil. Somente em 2021, o segmento movimentou mais de R$ 6.5 bilhões, um avanço de 12% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis). Até o fim do ano a previsão é que o mercado cresça mais 15%, segundo a associação.    

Mas como isso mexe com o mercado? De diversas maneiras. E falo por experiência própria, pois no meu dia a dia como executiva comercial da Nespresso Professional acompanho diversos clientes, entre eles, grandes restaurantes, bares e cafeterias que vêm se mostrando cada vez mais atentos e interessados em produtos orgânicos e socialmente responsáveis.

A comida orgânica vem se popularizando, e não é para menos. Os benefícios de incluir ingredientes naturais, livres de substâncias nocivas e cultivados sobe um rigoroso regime que não agride o meio ambiente, ou seja, socialmente responsáveis, são alguns dos chamarizes para a expansão desse nicho no mercado mundial. Além disso, investir nesse segmento pode significar obter lucros significativos para seu estabelecimento, visto que muitas pessoas sabem que há um custo elevado em manter uma cadeia produtiva que não danifique o ecossistema ou prejudique a saúde dos produtores e consumidor final.

Digo mais: alimentos orgânicos são um excelente diferencial competitivo para um estabelecimento. Além de agregarem valor às receitas e ao cardápio do restaurante, atraem diferentes pessoas para o local, podendo até mesmo mudar a percepção do público sobre o negócio. Por exemplo, na Nespresso temos um café 100% orgânico, tanto para clientes B2B como B2C, cuja produção livre de defensivos agrícolas é certificada por organizações credenciadas. E outras empresas, de diferentes segmentos também estão atentas a esta mudança e passaram a investir cada vez mais em produtos vindo desse nicho e cadeia produtiva.

Por fim, faço um resumo dos principais benefícios do investimento nesta categoria de alimentos, isentos de produtos químicos ou artificiais. Devidamente cultivados, conforme os critérios rigorosos que permitem sua certificação, esses ingredientes não prejudicam ou alteram drasticamente o ecossistema local (solo, vegetação, etc). Portanto, investir neste segmento também comunica aos clientes que você está buscando amenizar os impactos negativos ao meio ambiente e se propondo a olhar com mais atenção e cuidado para o planeta.

Benefícios no uso de produtos orgânicos:

  1. Contribuem à preservação do meio ambiente;
  2. Fazem bem à saúde;
  3. Fortalecem a economia local;
  4. Atraem novos clientes que praticam consumo consciente e fidelizam os já existentes;
  5. Agregam valor às receitas e contribuem para cardápios mais atrativos;
     

Adriana Vieira, Diretora de Nespresso Professional Brasil

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.