CI

A Espiral do Silêncio no Local de Trabalho



Frederico Franco

A espiral do silêncio é um fenômeno em que as pessoas optam por não expressar suas opiniões divergentes para evitar o isolamento social. No ambiente de trabalho, isso pode significar manter-se em silêncio mesmo quando se observa algo errado, como uma conduta ilegal, antiética ou o desrespeito às diretrizes estabelecidas pela empresa. Esse silêncio pode perpetuar uma cultura de não-confrontação, onde erros e comportamentos inadequados continuam sem ser desafiados ou corrigidos.

Por exemplo, segundo a pesquisa Global Business Ethics Survey de 2023, globalmente, a denúncia por má conduta atingiu nível recorde, com 72% dos funcionários que observaram má conduta realizando o relato no canal de denúncia ou ouvidoria. Entretanto, 46% dos colaboradores que denunciaram uma má conduta sofreram retaliações, contribuindo, assim, para que o medo mantenha o silêncio como a opção "segura", perpetuando problemas sérios na cultura organizacional.

Acaba que isso afasta os bons profissionais, que não aguentam muito tempo e logo percebem que, se a cultura não vai mudar, então é melhor mudarem-se antes que isso acabe com sua saúde mental, afetando diretamente o índice de turnover da empresa.

Global Business Ethics Survey

https://www.ethics.org/gbes-2023/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.