CI

Pulgão negro do pessegueiro

(Brachycaudus persicae niger) Culturas Afetadas: Pêssego

Sinônimo: Anuraphis persicae

Ataca diversas espécies de Rosáceas, como macieira, pessegueiro, ameixeira e nectarineira. Os maiores prejuízos são causados quando o ataque ocorre no ponteiro dos ramos e nos frutos. Os danos nos ponteiros provocam o murchamento e, consequentemente, o secamento do local atacado. Os frutos atacados, em período de crescimento, tornam-se imprestáveis para a comercialização, pois os pulgões abrem galerias que favorecem a penetração de outras pragas, como o besouro da família Nitidulidae e o fungo que causa a podridão parda.

Danos: Os sintomas do ataque desta praga são facilmente visualizados, pois os pulgões succionam as folhas e os brotos da planta, que ficam encarquilhados e enrolam-se, de forma a abrigar o pulgão em seu interior. Vale ressaltar que esse sintoma recebe o nome de falsa crespeira, não devendo ser confundido com a  verdadeira crespeira, que é causada por um outro fungo. Além dos danos citados acima, durante o succionamento da seiva, os pulgões expelem um líquido adocicado que favorece a atração de formigas e a posterior ação da fumagina sobre a planta.

Controle: Existem vários inimigos naturais que proprocinam bom controle do pulgão em pomares adultos. O controle químico do pulgão é feito através do uso de inseticidas sistêmicos no solo ou pincelado nos ramos.

Produtos indicados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.