Gomose
Podridão do pé, podridão do topo (Phytophthora cinnamomi) Culturas Afetadas: Abacaxi
Phytophthora cinnamomi está presente em quase todas as regiões do Brasil, possuindo ampla gama de hospedeiras, tais como citros, castanha, eucalipto, pinho, pêra, maracujá, etc.
Danos: As plantas infectadas apresentam amarelecimento das folhas, sintoma semelhante à deficiência de nitrogênio. Com o desenvolvimento da doença ocorre queda das folhas, deixando os ramos expostos e, nessa fase, também ocorre a seca dos ponteiros. O fungo geralmente não infecta os frutos, mas ocorre um aumento de produção de frutos de tamanhos menores na fase anterior à morte da planta. O fungo praticamente destrói as radicelas, e as raízes apresentam-se descoloridas e com lesões necróticas. Na região do colo nota-se o fendilhamento da casca associado à exsudação de goma e, internamente a essa região, o tecido afetado apresenta coloração marrom e torna-se necrótico.
Controle: A utilização de plantas resistentes é o melhor método de controle.
Recomenda-se evitar o adensamento de árvores e ferimentos nas raízes das plantas. No estabelecimento de novos pomares, utilizar somente mudas de boa qualidade e isentas do patógeno. No campo, deve-se manter uma adubação equilibrada, pois níveis elevados de nitrogênio e pH e baixos teores de cálcio e fósforo favorecem o desenvolvimento da doença. Os restos de cultura, tanto do viveiro como das plantações, devem ser removidos das plantações.
Atualmente não existem fungicidas registrados para o controle da doença em nenhuma cultura.