CI

Tratamento de esgoto padrão FIFA


Alexander Silva de Resende
Pois é, compensação ambiental segundo o Instituto Chico Mendes é:

 "um instrumento de política pública que, intervindo junto aos agentes econômicos,  proporciona a incorporação dos custos sociais e ambientais da degradação gerada por determinados empreendimentos, em seus custos globais."

Ou seja, todo empreendimento gera algum tipo de impacto. Seja ele social, ambiental, etc. E esse impacto deve ser mitigado a partir de condicionantes ambientais que o minimize, para que as licenças sejam concedidas.

Do ponto de vista social, não tenho muito o que falar... O legado da copa para o Brasil, existe, mas certamente é bem diferente do que esperavamos...

Do ponto de vista ambiental me preocupa mais. Menos de 50% dos domícilios tem acesso a rede de coleta de esgoto... Veja bem, o número diz COLETA, não falamos sequer na parcela que é tratada... que certamente é muito menor!!!! Em relação as regiões, a Norte por exemplo tem menos de 10% do esgoto coletado.

Vejam essa frase retirada na íntegra da publicação síntese do IBGE de onde extraí os números:

"
Apesar de o saneamento como política pública remontar à década de 1930, quiçá ao Século XIX, a dívida social com grande parte da população persiste enquanto um fato permanente na sociedade brasileira, constituindo um desafio a ser transposto em curto e médio prazos pelo Estado e pela sociedade em geral." 

Vejo nas manchetes de hoje a situação agonizante da Baía de Guanabara... O que fazer? Não é simples, mas deve haver bom senso por parte de agentes públicos, empreendedores e ambientalistas:
Primeiro temos que utilizar todos os recursos dos fundos de compensação ambiental e das multas decorrentes de termos de ajustamento de conduta para coletar e tratar o esgoto!

Sinceramente, todo o resto, e entra aí o plantio de árvores, passa a ter sua importância em segundo plano diante do problema que etamos enfrentando...  

Precisamos cuidar da água! Me lembro dos rios que me banhava quando muleque e pescava de loca (para quem não conhece é colocar a mão na toca do peixe para capturá-lo) hoje, não tem mais água limpa, não tem mais peixe, e muito menos muleque pescando e fazendo coisas saudáveis.... tudo está turvo, nos rios e nas cabeças desocupadas.... 

Precisamos de um tratamento de esgoto padrão FIFA. O resto pode esperar...


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.