CI

Será em Londrina


Amélio Dall’Agnol

Começa Segunda Feira, 5 de junho, em Londrina, a 4ª edição do Congresso Brasileiro de Soja (IV CBSoja). É o maior evento da principal cultura do agronegócio brasileiro. É bom para a economia da cidade receber entre 1.200 e 1.500 pessoas, que disputarão as vagas dos hotéis e restaurantes da outrora Capital Mundial do Café, hoje renomeada de Capital Tecnológica da Soja.
Considerando o delicado momento por que passa o agronegócio brasileiro, poder-se-ia argumentar que a data não é oportuna para realizar tal evento, o que não é verdade. É nos momentos difíceis que mais precisamos de conselhos, de idéias novas, de novas atitudes. Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota, ensina provérbio japonês. Nada mais verdadeiro, pois no auge da euforia dos preços altos da soja, em março de 2004, realizamos a terceira edição deste mesmo evento e o número de participantes brasileiros não correspondeu à expectativa. Talvez não considerassem importante gastar tempo com conferencistas apresentando e comentando idéias novas, quando tudo ia bem.
Mas agora as coisas mudaram e o produtor precisa estar alerta e antenado, não apenas para as novidades tecnológicas no campo da produção, mas, também, para as leis e dicas que governam o mercado. Precisa usar a imaginação junto com a tecnologia. Pensar, mais do que agir.
Já não basta produzir bem, pois isso é simplesmente indispensável para sobreviver como produtor rural. É preciso fazer mais. Inovar, para chegar onde os outros ainda não estiveram. Investir em tecnologias de gestão do negócio agrícola, no entendimento de que as tecnologias de produção já são de domínio dos modernos agricultores. Reduzir custos de produção, assim como, eliminar intermediários na comercialização da safra, são algumas medidas que o produtor poderia considerar. Vender bem, pode ser mais importante do que produzir bem. "Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante do que o conhecimento" (Albert Einstein).
O IV CBSoja pretende lançar alguma luz sobre esses problemas e as perspectivas do cultivo da soja no Brasil. Conferencistas, criteriosamente selecionados em razão do seu domínio sobre cada segmento da cadeia produtiva da soja, estarão apresentando fatos e discutindo idéias sobre as ameaças e as oportunidades vinculadas à nossa principal lavoura.
Se você considera importante escutá-los, venha. Será no Centro de Exposições e eventos de Londrina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.