CI

Produtividade agrícola


Decio Luiz Gazzoni
Existem no mundo o equivalente à população de 5 brasis com algum grau de restrição alimentar, de acordo com a FAO, que tenta, desde os anos 80, arrancar compromissos dos países membros para erradicar a fome no mundo. Sem sucesso, pois o número de famélicos vem aumentando. O fulcro do problema está na renda para adquirir alimentos, o que pode ser resolvido aumentando a renda ou diminuindo o preço dos alimentos. Para que o agricultor não tenha que pagar a conta, o preço dos alimentos precisa diminuir por ganhos de produtividade. A produtividade pode aumentar com maior uso de insumos (maior custo) ou por adequação tecnológica, sem usar mais adubos ou agrotóxicos, logo sem aumentar custos.
O Dr. Keith Fuglie, do USDA, estudou a Produtividade Total dos Fatores (PTF) na agricultura mundial, relacionando o crescimento da produção com o uso de terra, trabalho, capital e insumos. Se a produção crescer mais do que o uso destes fatores, a PTF aumenta abrindo espaço para redução de preço dos alimentos. A conclusão do autor é que a PTF entre 1990 e 2010 cresceu 1,6% a.a, enquanto entre 1970 e 1990 a taxa média de crescimento foi inferior a 1%. Nestas duas últimas décadas a produção agrícola mundial cresceu 2% ao ano e a PTF foi responsável por 70% do aumento da produção mundial. Como corolário, os insumos agrícolas tiveram seu uso diminuído e o autor estima a queda em quase 60% nas duas últimas décadas, em relação às duas anteriores.
Mas os resultados não são lineares, variando entre regiões. Por exemplo, na América do Norte e na Europa, houve redução no uso de insumos desde 1980, com uma diminuição na taxa de crescimento da produção. Já na antiga União Soviética, a queda no uso de insumos foi enorme, com o empobrecimento que se seguiu ao fim do comunismo, levando à queda na produção. Finalmente chegamos ao Brasil: foi o melhor desempenho da PTF nos últimos anos. Estamos crescendo acima de 3% a.a., desde 1980, e a PTF explica 83% do aumento da nossa produção. Isto é uma pá de cal na corrente que afirmava, sem resultados científicos, que o aumento da produção brasileira decorria de maior uso de insumos. 
O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.