CI

Pegadinha hídrica


Decio Luiz Gazzoni
A RIO+20 tem o nobre objetivo de promover e viabilizar um modelo planetário de desenvolvimento sustentável. Lastimável que, no afã de contribuir para a discussão, alguns profissionais descumpram a norma básica do bom jornalismo, que é verificar as informações com fontes fidedignas, antes de divulga-las. Um fato recorrente, que verificamos desde abril passado, tornou a ocorrer na antevéspera da reunião, referente ao consumo de água na agricultura. No domingo, 10 de junho, uma repórter de TV brandiu um cafezinho e sentenciou: para produzi-lo, 10.000 litros de água foram consumidos!

Em maio, a revista Cultivar publicou um artigo nosso intitulado A Pegadinha Hídrica. Para lê-lo na íntegra, procure no índice em http://dlgazzoni.sites.uol.com.br. Referido artigo atingiu enorme repercussão nacional, e até no exterior, porque, até aquele momento, as informações sobre consumo estratosférico de água na agricultura surfavam em águas tranquilas, sem contestação. Não é preciso ser agrônomo, basta ter bom senso para refletir e chegar à conclusão que nem o cafezinho precisa de 10.000 litros de água (anteriormente, na mesma emissora, foi referido o consumo de 140 litros), nem o quilo de carne de 15.000 litros. Pessoas mal intencionadas ou deslocadas da realidade chegaram a estes números talvez porque tenham faltado à aula sobre Ciclo Hidrológico, que eu aprendi no Curso Ginasial e aprofundei no Ciclo Médio. Trata-se de um ciclo fechado, em que a água circula na hidrosfera, entre a atmosfera, os solos, os cursos de água, as plantas, os animais, etc., mas seu volume se mantém quase constante, desde tempos imemoriais.
Se a agropecuária provocasse o desaparecimento da água, ou disputasse a água tratada com água para beber ou cozinhar, vá lá, poderíamos aceitar. Mas, culpar plantas e animais porque cumprem a determinação da Natureza, só pode ser ignorância ou má fé. Mesmo a agricultura irrigada (que é inexpressiva no Brasil), que usa água de rios, não “consome” água, pois esta evapora dos solos ou depois de usada pelas plantas, e retorna ao Ciclo Hidrológico. Por oportuno, é bom saber que a chuva anual do nosso planeta é de 110 quatrilhões de litros.

 
O autor é Engenheiro Agrônomo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.