CI

Os muitos usos da erva mate


Decio Luiz Gazzoni
Como bom nativo dos pagos gaúchos, antes do meio dia já sorvi uns dois litros de mate amargo, quase todos os dias. Tomo porque gosto, mas chimarrão não é só prazer, é saúde também. A infusão da erva marte libera diversas substâncias químicas, com propriedades funcionais em nosso organismo.

Um dos grupos mais importantes é o dos polifenois, que determinam algumas características sensoriais dos alimentos (cor, aroma, sabor ou odor). As antocianinas são responsáveis pelas cores vermelha, azul, violeta, laranja ou púrpura das frutas e flores. Por outro lado, a oxidação dos compostos fenólicos gera quinonas, que produzem a cor marrom ou parda nos alimentos envelhecidos ou degradados. O sabor amargo das infusões de erva-mate provém de compostos fenólicos derivados do ácido clorogênico e a adstringência está associada aos taninos.
Os polifenois atuam como antioxidantes, juntamente com betacaroteno, vitamina C e vitamina E. O estresse oxidativo do nosso organismo decorre do desequilíbrio entre a formação e a remoção de radicais livres, gerados por substâncias que contêm um ou mais elétrons não pareados, cuja configuração as torna instáveis e altamente reativas. Se não controlado, pode ocasionar sérios distúrbios de saúde, que conduzem a infarto, diabetes, doenças autoimunes ou tumores malignos.
Os antioxidantes são capazes de interceptar os radicais livres gerados pelo metabolismo celular ou por fontes externas, reduzindo as espécies pró-oxidantes ou reativas de importância patológica. Estudos comprovaram o efeito antioxidante da erva-mate, diminuindo a oxidação do LDL-colesterol e, desta forma, diminuindo o risco de aterosclerose, o que é associado à presença de flavonoides e compostos fenólicos na erva mate.

Entrementes, os efeitos benéficos podem variar, em função da variedade de erva-mate, do local onde é plantada, ou da época em que é colhida, assim como conforme o processo de preparo, a proporção de ramos e folhas, ou a quantidade ingerida. Mas, o que se sabe até o momento permite indicar efeitos positivos do consumo de erva mate sobre a saúde.
Bueno, entonces, se é assim, me passa outra cuia, tchê!
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.