CI

Os acidentes na aviação agrícola: fatores humanos e métodos de mitigação


Opinião Livre

A aviação agrícola, que é de grande importância para a agricultura brasileira e mundial dada facilidade e eficiência na pulverização de defensivos agrícolas, apresenta significante número de acidentes e incidentes. O Brasil possui diversas empresas de aviação agrícola que, juntamente com os operadores privados, conta com 2083 aeronaves de acordo com dados do Registro Aeronáutico Brasileiro [RAB], em 2017. De acordo com os dados anuais de acidentes e incidentes aeronáuticos disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil
[ANAC], constou-se no período entre 2010 e 2015, 840 ocorrências – acidentes ou incidentes aeronáuticos – na aviação brasileira, onde 24% destas ocorrências, na aviação agrícola.

A perda de controle em voo ou em solo, a falha de motor em voo e a colisão em voo contra obstáculos causaram 156 das 199 ocorrências neste tipo de aviação. Este artigo apresenta os fatores humanos observados nestas ocorrências e descreve os métodos disponíveis para o controle ou erradicação destes, principalmente o Gerenciamento do Risco, que faz parte do amplo Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional [SGSO].

Clique aqui para ver o artigo completo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.