CI

O futuro da pesquisa agropecuária brasileira


Alexander Silva de Resende
Não restam dúvidas sobre o papel da pesquisa no desenvolvimento da agropecuária brasileira. Nossa produção de grãos saltou de 50 milhões de toneladas em 1977 para cerca de 200 milhões na safra atual!!!  E esse ganho se deu muito mais em produtividade do que no aumento de área plantada. Só no caso do milho, por exemplo, de 1990 para cá, a produtividade média brasileira por hectare saltou de cerca de 2000 kg para 5000 kg!


É claro, que para chegar nesse patamar, o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o melhoramento genético, controle de pragas e doenças e tecnologias de adubação, irrigação, maquinário, sistemas de plantio, etc, tiveram papel fundamental. 

No entanto, vejo que se quer estamos na pontinha do iceberg do potencial que temos...

Vamos falar das frutas que consumimos diariamente: maça, uva, laranja, pera, ameixa, pessego, banana, goiaba...

Agora vamos pensar nas frutas nativas que temos e ninguém acha para comprar no próprio País, quem dirá mundo afora: abiu, açaí, buriti, cajá, jabuticaba, mangaba, pitanga,  abricó, grumixama...  Imaginem o que a pesquisa agropecuária associada a um bom marketing internacional pode fazer por essas frutas? 

Citei o exemplo das frutas, mas podemos falar de flores para ornamentação, madeiras para os diversos fins e  raízes como a mandioca. Já viram um estrangeiro diante de uma boa farofa de ovo? Chega a ser engraçado...rsrsrs

Não estou preconizando reduzirmos o investimento em pesquisas para culturas já consagradas como as fruteiras que citei e os grãos, mas temos que explorar melhor nossa biodiversidade, numa ação conjunta, que amplie e estimule as pesquisas e o mercado consumidor para esses produtos que todos gostamos, mas não colocamos em nossas mesas diariamente simplesmente por que não achamos para comprar... 


Melhoramento genético para criação de cultivares, tratos culturais, colheita e pós colheita, são pesquisas necessárias que, atreladas a ações bem encadeadas de marketing pode colocar a pesquisa agropecuária brasileira e consequentemente nosso setor rural num patamar ainda mais elevado.

O que falta para darmos um passo adiante?


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.