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O Blog da Petrobras e os discursos do presidente


Fernando Rizzolo
Uma das características do presidente Lula, é a sua capacidade pessoal de falar com o povo à sua maneira: de forma simples e objetiva, o que facilita a compreensão da maior parte do povo brasileiro. Sua fala é quase um dialeto, enriquecido com exemplos populares, o que de certa forma, empresta ao seu discurso um colorido pessoal, familiar e popular.
As velhas formas intelectualizadas e reflexivas que fizeram dos presidentes anteriores líderes mais distantes do povo, agora dá lugar a uma nova linguagem: a linguagem popular e descontraída. Difícil será os demais candidatos aprenderem tal dialeto, que tem na sua exegese e formação, a vivencia dos pobres do dia-a-dia, as expressões calcadas nos conflitos oriundos das relações empregado empregador, e no descontração das risadas no chão de fábrica nas horas vagas dos operários.
Da mesma forma os jovens se comunicam de forma específica, absorvem as notícias de forma mais elaborada e objetiva, e passam a maior parte do seu tempo disponível na Internet. Foi nesse esteio de pensamento, unindo uma linguagem clara, dirigida ao público jovem, tentando utilizar um instrumento que cresce a cada dia, os os Blogs, que a Petrobras decidiu publicar, as perguntas que lhe são formuladas por escrito pela imprensa, bem como as respostas dadas.
Os jornais não gostaram. Entendem que tal atitude intimida jornais e jornalistas quebrando a confidencialidade que deve orientar a relação entre estes últimos e suas fontes. Fica patente que em face aos fatos que legitimam o uso de novas tecnologias, a Petrobras agiu bem, contudo há de se reconhecer que em função de uma CPI, subtrair, ou desconsiderar o papel da imprensa e dos jornalistas de uma forma geral, é desacreditar em profissionais categorizados, desqualificando os demais meios de comunicação que não sejam os próprios, uniformizando o noticiário e restringindo o debate.
Os jovens, o povo brasileiro, os leitores, devem obter nas notícias conteúdos de cunho crítico e reflexivo, e isso só a imprensa como um todo pode oferecer.
Os Blogs, os jornais, os noticiários, devem de forma conjunta extrair o rico conteúdo das informações e processá-las de forma ampla, para que a linguagem seja cada vez mais acessível e apropriada a todos tipos de leitores, amplificando a essência crítica que é um dos pilares da democracia, e transformando-a numa dialética do pensar, se assemelhando assim aos discursos do presidente: de fácil compreensão, rico em exemplos, abrangendo os pobres e os eruditos.

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