CI

Novas Energias


Decio Luiz Gazzoni
Realiza-se, de 7 a 10 de abril, na Cidade do México, o encontro anual do Conselho Internacional de Ciências, cujo tema será “Desenvolver a capacidade regional para ampliar o uso de energia renovável”. Na condição de presidente, cabe-me proferir a conferência de abertura, que dará o tom do evento, na qual prospectarei os rumos do setor, até 2050.

Por razões práticas, a apresentação buscará responder a 15 questões cruciais, que condicionarão o maior uso de energia renovável. São elas: 1) Quanta energia será demandada pela sociedade global, até 2050? Quanto dessa energia será renovável, em cada década? 3) Quanto dessa energia pode ser gerada de forma sustentável? 4) Quais fatores favorecem energias sujas e quais as limpas? 5) Energia limpa é mais cara? 6) Qual a importância futura das políticas governamentais para o setor? 7) Energia renovável é importante para mitigar as mudanças climáticas globais? 8) Há necessidade de inovações sofisticadas para estocagem de energia gerada intermitentemente, como solar ou eólica? 9) O futuro pertence a sistemas de geração centralizados ou descentralizados? 10) Qual será o padrão de investimentos públicos e privados em energia renovável? 11) Qual o montante de investimentos necessário? 12) Como será o comportamento das empresas petrolíferas em relação à energia renovável? 13) A busca do “verde” determinará um padrão de comportamento social de consumo de energia renovável semelhante aos alimentos orgânicos? 14) Como será a evolução tecnológica do setor? 15) Quanto custará cada unidade de energia gerada de forma renovável, comparativamente à energia convencional, ao longo do tempo?
Como a responsabilidade de enfrentar uma plateia de monstros sagrados da Ciência Mundial é muito grande, há seis meses venho devorando centenas de artigos científicos, estudos e relatórios, para responder a cada questão de forma isenta, ponderada e apresentando cenários que sejam prováveis e factíveis, com respostas convincentes. Minha conclusão final é que o maior uso de energia renovável é uma questão de escolha da sociedade vez que, no futuro, as limitações não serão tecnológicas ou de custos. Aos interessados, a íntegra da apresentação (em inglês) estará disponível em www.gazzoni.eng.br.

 
O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.