CI

Muito cacique para pouco índio


Alexander Silva de Resende
Já ouvia esse dito popular de meus avós desde criança... O significado na minha cabeça é que foi mudando com o tempo. Quando criança, em plena época de filmes de faroeste, era difícil entender o que eles queriam dizer... Sempre via o cacique, ou no máximo um pequenos grupo deles, e um mundo de índios brigando entre si, mas sob a coordenação desses caciques... Como poderia haver muito cacique para pouco índio, eu me perguntava???


Fui crescendo e  naquelas conversas de botequim um colega uma vez mencionou para outro que estava falando demais: cara, você está indo de encontro a tudo que Deus planejou. Quando ele nos fez, ele colocou quase tudo em dobro: dois olhos, dois ouvidos, duas pernas, dois braços, duas narinas, mas só uma boca. Assim, o que ele quiz dizer é que nós temos que olhar mais, ouvir mais, andar mais, sentir mais, e..... falar menos....  Como a escrita se dá pelas mãos, e temos duas, acredito que escrever mais também seja correto (risos).

Voltando aos caciques, o que se percebe no dia a dia das empresas é um número crescente de pessoas trabalhando com planejamento estratégico, controle, estrutura organizacional, e cada vez menos pessoas colocando a mão na massa, fazendo acontecer... O Brasil anda repleto de pensadores com seus ideologismos e, associado a isso, um culto a burocracia, enquanto o trem da história está passando... Hoje se gasta muito tempo com o "meio" e se perde o foco no fim, nos resultados.

Como reverter a stuação? Minha avó já dizia, reduzam-se os caciques e vamos investir nos índios!!!  

Essa é a solução para boa parte dos problemas de nosso!!


Grande abraço!

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.