CI

Leguminosas arbóreas e arbustivas de uso múltiplo na Amazônia Ocidental



Newton de Lucena Costa

Extensas áreas do Estado de Rondônia apresentam solos de baixa e média fertilidade natural, onde predominam o modelo de agricultura itinerante, caracterizado pelo binômio derruba e queima. Aliado a outros fatores, é notável o declínio gradual da produtividade das culturas anuais e/ou perenes, reflexo da diminuição da fertilidade do solo, perdas de matéria orgânica, infestação de plantas invasoras e a deficiente reciclagem de nutrientes no solo, o que contribui para o abandono de áreas agrícolas ou sua transformação em pastagens. Desse modo, torna-se necessário o desenvolvimento de sistemas agrícolas mais sustentáveis sob o ponto de vista técnico, econômico, social e ambiental. A utilização de leguminosas arbóreas ou arbustivas na recuperação de solos degradados e na melhoria daqueles de baixa fertilidade natural tem sido uma prática bastante usual nas regiões tropicais, notadamente em áreas destinadas à produção de alimentos básicos. Com a busca de alternativas de uso da terra na Amazônia Ocidental tem crescido a importância dos sistemas agroflorestais (SAF's) e a demanda por espécies de múltiplos propósitos. Deste modo, torna-se importante a avaliação do desempenho agronômico de leguminosas arbóreas e arbustivas de uso múltiplo, visando selecionar as mais promissoras para a composição de SAF's nas condições ecológicas de Porto Velho, Rondônia.

O ensaio foi conduzido no campo experimental da Embrapa Rondônia, localizado em Porto Velho. O solo da área experimental é um Latossolo Amarelo, textura argilosa, fase floresta, o qual apresentava as seguintes características químicas: pH (1:2,5): 4,8; Al: 1,8 cmol/dm3; Ca mais Mg: 1,3 cmol/dm3; P: 2 mg/kg e K: 52 mg/kg. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com três repetições. Foram avaliadas seis leguminosas forrageiras: Cassia rotundifolia CIAT-7792, Aeschynomene histrix CIAT-9666 e CIAT-9690, Leucaena leucocephala, Cajanus cajan e Codariocalyx gyroides CIAT-3001. A adubação de estabelecimento constou da aplicação de 50 kg de P2O5/ha, sob a forma de superfosfato triplo. As avaliações para a determinação dos rendimentos de matéria seca (MS) foram realizadas, após a uniformização das parcelas, a intervalos de 8 e 12 semanas de crescimento, durante dois períodos de máxima (1.235 mm) e mínima precipitação (193 mm). Os cortes foram realizados a uma altura de 50 cm acima do solo. Os parâmetros avaliados foram rendimento de MS, teores nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio.

Nos dois períodos de avaliação (máxima e mínima precipitação) e, consequentemente para todo o período experimental, os maiores rendimentos de MS foram registrados por C. rotundifolia, seguindo-se C. gyroides. Já, L. leucocephala e C. cajan forneceram os menores rendimentos de forragem, evidenciando pouca adaptação às condições edáficas de Porto Velho, caracterizada por elevada acidez e baixa fertilidade natural. Durante o período de máxima precipitação, os maiores teores de fósforo, cálcio, magnésio e potássio foram fornecidos por C. rotundifolia. No período de mínima precipitação, os maiores teores de fósforo e cálcio foram observados em A. histrix; a maior concentração de potássio foi registrado por C. rotundifolia, enquanto que os teores de magnésio não foram afetados pelas leguminosas avaliadas. Para os dois períodos de avaliação, os maiores teores de nitrogênio foram verificados com L. leucocephala e C. cajan, sendo tal fato conseqüência de um efeito de concentração desses nutrientes, em função da baixa produção de MS.

As leguminosas mais promissoras para a formação de sistemas agroflorestais nas condições edafoclimáticas de Porto Velho, considerando-se os rendimentos, a qualidade e a distribuição estacional de MS, foram C. rotundifolia CIAT-7792 e C. gyroides CIAT-3001.

Newton de Lucena Costa (Embrapa Amapá); João Avelar Magalhães (Embrapa Meio Norte); Claudio Ramalho Townsend (Embrapa Rondônia); Ricardo Gomes de A. Pereira (Embrapa Rondônia)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.