CI

Eficiência Nutricional


Opinião Livre
*Autores: Juscelio Ramos de Souza / Bruno Neves Ribeiro
P&D Kimberlit Agrociências
Durante os últimos anos, a agricultura experimentou grandes tecnologias, que se traduziram em aumentos significativos na produtividade das culturas. Estes índices produtivos estão, em grande parte, atrelados às inovações tecnológicas resultantes de inúmeras pesquisas e pela iniciativa dos nossos produtores, tornando a agricultura nacional competitiva em nível mundial. Da mesma forma, o manejo e a fertilidade dos solos constituem em fatores de suma importância para o sucesso da atividade agrícola. A principal aplicação do conhecimento de fertilidade do solo está relacionada à potencialização do rendimento das culturas, por meio da nutrição das plantas via recomendação e aplicação de fertilizantes e corretivos. O uso de fertilizantes nos sistemas agrícolas inovou a produção de alimentos no mundo moderno e proporcionou aumentos de produtividade inatingíveis. Atualmente diversos produtos fertilizantes são ofertados no mercado, com diferentes nutrientes, formas químicas, granulometria e eficiência. A Kimberlit Agrociências estudou as principais técnicas de obtenção de aminoácidos, aliando tecnologia de ponta ao conhecimento fisiológico das principais culturas agrícolas, tendo como resultado a linha de fertilizantes foliares, que busca melhor atender a necessidade nutricional das plantas, aliando a isso os benefícios dos aminoácidos nos fatores fisiológicos. Os programas de nutrição adotados pela Kimberlit a distintas culturas constituem-se em: nutrientes de alta solubilidade, quelatizados, com compostos orgânicos, como aminoácidos que estimulam os processos fisiológicos das plantas e a sua produtividade.
Quando utilizados no tratamento de sementes, os benefícios alcançados com o uso de nutrientes associados à aminoácidos estão relacionados à melhora do enraizamento, que tem como resultado stands de plantas mais vigorosas e uniformes. Já com a aplicação via foliar, os benefícios se estendem ao melhor desenvolvimento vegetativo, pegamento de florada e enchimento de frutos e grãos, culminando no aumento da produtividade. Estes benefícios podem ser observados nos três programas nutricionais ofertados para cultura da soja, em experimento sob condições de campo na (CCGL) Cooperativa Central Gaúcha de Tecnologia em Cruz Alta – RS, sob o comando do pesquisador Jackson Fiorin, onde foi verificado respectivamente incrementos de 8,8, 11 e 17,3% de produtividade em comparação a testemunha (ausência de adubação foliar), figura 1. 
Figura 1. Produtividade de soja (sacas por hectare) em função da aplicação dos programas nutricionais foliares Kimberlit Agrociências. CCGL (Cooperativa Central Gaúcha), Cruz Alta – RS, 2014. 
Nesse sentido, com base na ecofisiologia da cultura e nas necessidades usuais da maioria dos solos onde é cultivado a soja, o uso da nutrição via folha com nutrientes associados a aminoácidos, surge como uma ferramenta de manejo para suplementação nutricional e acréscimo de produtividade, principalmente em momentos de crise como: estresses abióticos. Além disso, o sinergismo entre a aplicação de nutrientes com aminoácidos agrega a esta prática os benefícios da melhor nutrição mineral das plantas, gerando maior rentabilidade aos sistemas de produção.
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.