CI

Desafio da produtividade


Decio Luiz Gazzoni
Em 15 de janeiro encerram-se as inscrições para o 4º. Desafio de Máxima Produtividade de Soja, promovido pelo CESB (www.desafiosoja.com.br). No último Desafio, a produtividade média dos participantes foi 3.966 kg/ha (irrigada) e 3.617 kg/ha (não irrigada) e mais de 50% dos produtores obtiveram produtividade entre 3 e 6.000 kg/ha, contra a média brasileira de 3.065 kg/ha.

        Na região Sul, o vencedor foi Leandro Ricci, de Mamborê (6.027 kg/ha), enquanto os demais classificados desta região produziram entre 5.074 e 5.975 kg/ha. O vencedor nacional foi Roberto Pelizzaro (6.037 kg/ha), que superou o vencedor da safra anterior (Leandro Ricci) por meros 9 kg/ha. O fato de o Leandro situar-se, por dois anos consecutivos, no topo da escala de produtividade, mostra como o sistema de produção por ele utilizado é sólido e consistente, e tem permitido produzir acima de 100 sacos por hectare, em sua lavoura.     Os cinco melhores produtores obtiveram média de 5.979 kg/ha; os 10 melhores atingiram 5.728 kg/ha; e os 100 melhores alcançaram 4.270 kg/ha, muito superior à produtividade média do Brasil, de 3.106 kg/ha (CONAB). Caso a produtividade brasileira fosse igual à dos participantes do Desafio, o Brasil haveria colhido 17% mais soja, na mesma área, ou seja, mais 13 milhões de toneladas! E, se a produtividade fosse igual aos 10 melhores produtores, haveríamos colhido mais 69 milhões de toneladas! Os produtores líderes demonstraram que isto é possível, que a tecnologia existe. Se ela for transferida aos demais produtores de soja, nos próximos 20 anos, poderemos diminuir a área plantada de soja no Brasil, aumentando a produção para atender a demanda do mercado, e com custos menores – logo, rentabilidade maior.
                 A importância do Desafio está em mostrar que dispomos de tecnologia e condições para aumentar, consistentemente, a produtividade média da soja no Brasil, de forma sustentável. Este incremento de produtividade trará diversos benefícios ao Brasil, sendo sempre interessante destacar que, a maior rentabilidade dos produtores, e a redução da área de expansão de soja, são fatores fundamentais para mantermos e ampliarmos, de forma sustentável, a nossa participação no mercado internacional de soja.

 
O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.