CI

Variedades resistentes a insetos


Decio Luiz Gazzoni
 
O Bacillus thuringiensis é uma bactéria conhecida por cientistas e agricultores. Ela ocorre naturalmente nas lavouras, causando doenças que levam à morte diversos insetos pragas. Em 2012, mais de 70 milhões de hectares foram cultivados no mundo com variedades que receberam um gene do
B. thuringiensis (variedades Bt), que produz uma toxina letal para alguns insetos, mas inofensiva para os humanos.
Plantas como soja, milho ou algodão, modificadas para resistir a pragas, usam menos agrotóxicos, permitindo o incremento do controle biológico natural, que se espalha até para lavouras não geneticamente modificadas (GMs), conforme um estudo que durou duas décadas e abrangeu 150 milhões de hectares, publicado na revista Nature (http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/pdf/nature11153.pdf).
O pesquisador Yanhui Lu, da Academia Chinesa de Ciências, analisou 36 locais, em seis províncias produtoras de algodão da China, onde 2,6 milhões de hectares de algodão e 33 milhões de outras culturas (milho, amendoim e soja) são cultivadas a cada ano, por mais de 10 milhões de pequenos agricultores.
O algodão Bt ocupa 95% das lavouras da China. Com a sua introdução, em 1997, o uso de inseticidas caiu pela metade, e a população de insetos predadores, como joaninhas, crisopídeos e aranhas dobrou. Com isto, mesmo pragas não atingidas pelo algodão Bt, presentes em lavouras com variedades convencionais de soja, milho e de amendoim, também são controladas, desde que não seja utilizado excesso de inseticidas de largo espectro.

O algodão Bt foi criado especificamente para matar diversas lagartas, que são pragas do algodão. Mas os pulgões, que também são pragas do algodão e outras culturas, não são controlados diretamente pela planta. No entanto, os pesquisadores descobriram que, apesar da grande redução no uso de pesticidas, o ataque de pulgões caiu 65% após a introdução do algodão Bt. Isto foi devido a uma duplicação de predadores naturais, que se alimentam de grande número de pragas. Com a chegada de variedades Bt ao mercado do Brasil, é grande a expectativa de avanço para uma agricultura de impacto ainda menor no ambiente, desde que seguidas todas as recomendações técnicas.
 
O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja. www.gazzoni.eng.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.